Bolo de Amendoa e Gila



Um dos mais frequentes e preferidos bolos cá de casa...este serviu para celebrar mais um aniversário do dear hubby...

500 g de Açúcar
8 Ovos
450 g de Amêndoa moída
150 g de doce de Gila
1 colher de sopa de Farinha
1 colher de sopa Margarina

Decoração:
250 g de Ovos Moles de Aveiro (compra)
100 g de Fios de Ovos (compra)

A preparação deste bolo é feita na bimby, mas pode ser feita numa batedeira normal, desde que a amêndoa já esteja moída.

No copo da bimby, colocar a amêndoa e marcar cerca de 40 segundos, velocidade 7, ou até a amêndoa estar toda bem moída. Retirar e reservar.

Sem lavar o copo, deitar o açúcar, os ovos inteiros e a margarina, e marcar 1minuto e 30 segundos, velocidade 4. (tirar o copo medidor durante esta operação, para entrar o ar).

Adicionar a gila e a farinha e marcar cerca de 30 segundos, velocidade 3.

Deitar este preparado numa forma sem buraco untada e enfarinhada e forrada com papel vegetal na base.

Levar a forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 1hora e 15 minutos. Verificar a cozedura, que pode variar consoante o forno.

Deixar arrefecer completamente, e decorar a gosto com os ovos moles e os fios de ovos.


Comentários

  1. Bem... que lindo ficou!!!!
    Uma óptima maneira de celebrar, sem dúvida!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Humm gila é tão bom! É pena só ser eu a gostar cá em casa.

    Uma vez deram-me uma abóbora de gila e fiz doce mas deu-me um trabalhão terrivel.

    Agora nem dadas as quero! Ainda por cima porque depois tenho de andar a comer doce de gila de empreitada :-))

    O teu bolo está divinal (como costume!).Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. que bolo maravilhoso,mesmo perfeito para uma celebração,jinhos kida

    ResponderEliminar
  4. =) Sim, os bolinhos de amendoa e Gila são muito bons! =) Também tenho uma identico!! =)
    É dos meus bolos preferidos!!=)
    **beijinho**

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de bolo de amêndoa, com gila nunca provei...mas essa fatia está tentadora!
    E muito bem decorado, claro! :)

    ResponderEliminar
  6. que bom aspecto!!!
    parece delicioso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Tu também?? Isto pega-se:))
    Tou a brincar contigo,não leves a mal!!! Está mesmo lindo o bolo,e nem imaginas o que eu gosto desta bela combinação de chila e amêndoa!!!
    Ficam bem bons e com uma textura muito rica!!!
    Um grande beijinho e bom fim de semana.


    P.S. E os meus parabens ao aniversariante!!!

    ResponderEliminar
  8. Samma, o bolo tem mesmo ar de festa!
    Delicioso.
    :)

    ResponderEliminar
  9. Sabes lá as saudades que me deste.... Durantes anos a fio (muitos mesmo) esse bolo foi sempre o bolo de aniversário de todos os membros da familia. A minha tia e a minha mãe davam-se ao trabalho de cozer a abóbora gila, retirar as sementes e os fios para fazer o doce. Depois faziam o bolo mas a receita delas é um pouco diferente e lembro-me bem de demorar umas 2 horas a cozer no forno.. Fica meio húmido e com uma camada fina tipo toucinho do céu no topo.. Hei-de perdir-lhes a receita..
    Mas é um bolo óptimo e decorado assim mesmo!
    Parabéns ao hubby e a ti!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Está um lindo bolo! Há tempos que não como... ainda há uma fatiazinha para mim? :D

    ResponderEliminar
  11. Agora é que acertaste mesmo no meu ponto fraco, um bolo com o meus favoritos GILA e Amêndoa, é uma combinação celestial, assim como os ovos moles adoro isso mesmo ... e fora de brincadeiras muito a serio gostava de comer esse bolo yum yum...e não é que o possa fazer pois aqui ainda não vi gila. buuaaaaaa!!! brigada por partilhares e fazeres-me inveja.c :D xxxx

    ResponderEliminar
  12. Mas que delicia esta!!!!!
    Ficou LINDO, vou ter que copiar ;)
    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Parabéns ao marido :)
    E parabéns à cozinheira, pois o bolo ficou lindo e devia estar uma delícia.

    P.S.: Por onde tens andado que nunca mais te "vi"? :P

    ResponderEliminar
  14. Ui...

    Mas que belo bolo... Este bolo seria ideal para fazer para o meu irmão, já que ele é louco por gila...

    Fica guardado para o aniversário dele!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Esse bolo está lindo!! Fiquei babando!!rs
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Sim senhora, ficou mesmo bonito esse bolo!!
    Que bom aspecto tem, deve ter um sabor formidável, adorei!!
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  17. Esse bolinho ficou lindo, lindo!! O hubby deve ter ficado bem contente, não? Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Querida Mesa,Desejo Parabéns ao aniversariante!!Belo presente.
    Uma pergunta o que é Gila ????Já é a segunda vez que vejo receitas com esse ingrediente e eu não faço idéa do que seja!!
    Bjs
    Valéria
    http://paposdeanjo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Gila ou Chila é um tipo de abóbora, com a sua polpa fazemos doce e utilizamos em sobremesa ou comemos mesmo assim. Tb pode ser chamada de gila-caiota ou chilacaiota.

    ResponderEliminar
  20. Um bolo com muita categoria! Gostei da paisagem exterior! Jinhos

    ResponderEliminar
  21. Há quanto tempo eu já não via dessas bolinhas prateadas decorativas, ficou muito lindo e deve ser óptimo! Bjinhos e bom FDS

    ResponderEliminar
  22. Está lindo o teu bolinho! Eu é que não sou grande apreciadora de Gila! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Sim, sim adoramos esse bolinho mas é mais como a Margarida diz com uma camadinha de pudim tipo toucinho do céu. Na semana passada fiz um docinho de gila e já estava a pensar aproveitar para fazer um bolinho destes só falta a amêndoa. O teu está lindo e com esses fios de ovos hummmmm! Bjs. Suzel

    ResponderEliminar
  24. Ah amiga eu nunca provei doce de Gila! Aqui a gente não encontra ovos moles para comprar. Que lendo bolo e deve ter ficado uma delícia! Quanta delicadeza nessa receita esta foto do bolo está linda! Passo aqui só para sentir vontade ai ai! Beijos amiga e um ótimo final de semana para ti e toda a sua família!
    Fiquem com Deus!

    ResponderEliminar
  25. O bolo ficou uma beleza. Eu amo ovos moles, costumava comprar sempre no Rio e comer o copo todo com a colher. Um vicio.

    Mas nunca provei gila, para falar a verdade acho que não sei exatamente bem o que é. Já tentaram me explicar uma vez mas eu não sei se sei do estavam tratando.

    Beijos,

    C.

    ResponderEliminar
  26. Gila e ovos moles, duas coisas que só podem funcionar muito bem! Deve ficar um bolo super delicioso :)

    ResponderEliminar
  27. Que bolo mais rico, excelentes combinações, bjs.

    ResponderEliminar
  28. Adoro gila, e este bolo deve ser deliciosooooooooo, ficou lindo.
    Bjos

    ResponderEliminar
  29. Esse é o tipo de bolo que eu adoro, com doce de ovos, amêndoa...mas que nunca faria, só de olhar para as 500gr de açúcar e mais 150 de doce fico logo diabética hehe
    Está divino, lindo, mesmo a pedir uma fatiazinha para mim :-)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  30. Que lindo que está o teu bolo e deve estar uma delicia.
    Beijinhos e bom fds.

    ResponderEliminar
  31. Está uma tentação... e eu que só me apetece doces... e depois deparo-me com este mesmo à minha medida ;) ai ai socorro!!!

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  32. Samma
    Parabens!Adorei a foto e o bolo que ficou lindo!
    Bj

    ResponderEliminar
  33. Este bolinho tem cá um aspecto! Está fantastico! Respondendo ao teu comentário de hoje no meu blog, lololol é viciante!!!

    ResponderEliminar
  34. adoro essa combinação, hummm, amêndoa e gila, delicioso e o bolo está com um aspecto delicioso.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Caramba, acabei de fazer e publicar uma das tuas maravilhosas receitas e aqui já tens outra que adoro e não me posso ir embora sem ela.
    Excelente bolo x

    ResponderEliminar
  36. Ummm bolinho tipicamente Alentejano... há já tanto tempo que não como um bolito assim... é uma optima sugestão para a doçaria da Pascoa!

    ResponderEliminar
  37. Tudo ingredientes que adoro e acompanhado pela sangria do post seguinte, Huuuuuuuuummmmmmmm!!!Bjs

    ResponderEliminar
  38. ficou tão linfo, parece tão macio! beijos.

    ResponderEliminar
  39. boa tarde. onde posso encontrar doce de gila?

    ResponderEliminar
  40. Anónimo pode encontrar doce de gila em todos os supermercados ou ainda aqui www.maniadodoce.com
    Obrigada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Senta-te à mesa...

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Iogurte e Maizena

Pescada Gratinada com Legumes

Bolo de Laranja $