Panquecas do Jamie


As minhas panquecas preferidas são sem sombra de dúvida as que o meu pai fazia, contudo, não posso ignorar uma alternativa muito simples, básica e rápida, perfeita para alimentar bocas apressadas.
Vi a receita num programa do Jamie Oliver, em que ele ensinava uma criatura a fazer pelo menos panquecas para a filha de 5 anos, que nunca tinha comido uma refeição caseira na vida...é espantoso, não é ?!?
A receita como disse, é básica, 1+1+1, aumentando as quantidades conforme o nº de pessoas, posso dizer que costumo dobrar a receita e ainda sobra.

1 chávena de Farinha
1 chávena de Leite
1 Ovo
1 pitada de Sal

Misturar bem todos os ingredientes, até não existirem grumos de farinha.

Numa frigideira pequena e antiaderente, colocar um colher de chá de manteiga deixar derreter e colocar um concha (das pequenas) de massa, assim que fizer bolhas à superfície, virar e cozinhar a panqueca do outro lado.

Repetir o processo até esgotar a massa. Eu só uso manteiga na 1ª panqueca, nas outras a frigideira já não pega.

Servir quentes, barradas com manteiga, doce, mel ou, a gosto.

Comentários

  1. ♥ A chávena que costumo utilizar tem a capacidade de 250ml ♥

    ResponderEliminar
  2. Samma,
    também vi esse programe e já testei a receita. São sem dúvida muito rápidas de fazer.
    Já experimentei a tua receita ( a que o teu pai fazia) e adorei também.
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  3. Parecem bem simples e com um aspecto apetitoso!!!
    Bjs...

    ResponderEliminar
  4. Ai! Estas fotos estão de babar!
    Que rica piramide de panquecas :)
    A 2ªfoto então deixou-se a salivar...
    Beijinhos e bom fds Samma.

    ResponderEliminar
  5. Miña naiña que boa pinta teñen. estupendas e o mellor fáciles.
    Biquiños

    ResponderEliminar
  6. Samma amiga esse monte é todo para mim,que lindas,jinhoss

    ResponderEliminar
  7. santo dios que perfección,,,niña eres una artista,me encantan

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    não resisti, e fui fazer esta receita. Comi com mel. Uma verdadeira delicia.

    Um abraço

    MikMary

    ResponderEliminar
  9. Que delicia! Uma tentação! Muito linda as fotos, ameiiiii... Bjinhos e um excelente final de semana!

    ResponderEliminar
  10. hummmmm que delicia.....
    bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Uma maravilha. Beijinhos doces e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  12. Já as vi, mas ainda não as comi....
    é hoje é hoje!!!
    Babette

    ResponderEliminar
  13. uau!!! adoro panquecas!!! Amanhã vou ter que fazer para o pequeno-almoço de domingo e com este calor vamos devorá-las na mesa do jardim!! :)
    beijnho e bom FDS

    ResponderEliminar
  14. Coitadinha da criança... se eu tiver filhos eles hão-de empanturrar-se de panquecas he he Eu adoro!

    ResponderEliminar
  15. O Jamie dá belas lições...há cada pessoa...estão lindas! bjinhos

    ResponderEliminar
  16. Hummmmm que delícia!!! Agora vinham mesmo a calhar para o lanche. Tenho mesmo que experimentar esta receita...Estão LINDAS!!!
    Beijinhos e bom fim semana

    ResponderEliminar
  17. Oi amiga, passei para te informar que hoje o seu blog foi o sorteado no culinaria dos amigos e uma de suas receitas foi selecionada e postada, passa la http;//culinariadosamgos.blogspot.com.
    Também informo que com o novo layout do sabor e cor que agora é definitivo mudou o meu link e voce pode susbstituir pelo antigo, ele esta muito fofo, e não esquece de levar o link dos amigos para divulgar nosso blog.

    Essas panquecas estão de babar. beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Fáceis e de aspecto delicioso!!
    Alguém que nunca cozinhou para o/a filho/a, deve ser mesmo uma "criatura".
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  19. Desconhecia essa técnica, muito fácil realmente!!! E ficam muito fofas e parecem ser deliciosas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Samma que receita tão boa! Gostei muito!
    E é bem fácil de guardar a proporção na cabeça.
    Bom findi! :)

    ResponderEliminar
  21. É uma receita bem simples mas parece-me excelente!!
    Essas fotos estão divinais!! E eu vou ter que fazer essa receita :)
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  22. Ummm pero que delicia, tienen un aspecto fantástico. Hay que ver que cositas tan ricas preparas.
    Un besiño.

    ResponderEliminar
  23. Também vi esse episódio!
    Acho que, por cá, afinal, o caso não está tão mal parado, se o compararmos...
    Quanto às meninas das fotos: O aspecto é fabuloso! As panquecas empilhadas... aquele pedaço já pronto para a derradeira garfada... Nunca diria que seriam as da receita básica do Jamie! Tenho que as provar.
    =)
    Beijos grandes!

    ResponderEliminar
  24. Realmente muito fácil....
    E igualmente delicioso...
    E ainda podemos dar asas à imaginação e completar com aquilo que adoramos...
    Vivam as panquecas.... hehehehhe
    Beijinhos e bom fim de semana....

    ResponderEliminar
  25. Que panquecas mais apetitosas, com recheio doce ou salgado, uma delicia,
    bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  26. Adivinha o que foi o meu lanchinho hoje??? Hummmm... deliciosas!
    Babette

    ResponderEliminar
  27. Também vi o programa, deu mesmo que pensar... (e o frigorífico cheio de chocolates, doces e batatas fritas...).
    Estas ainda não experimentei, também tenho publicado umas dele. Mas é bom ter sempre outras sugestões para as manhãs de domingo.
    :)

    ResponderEliminar
  28. Oi;
    O seu blog é maravilhoso!
    Parabéns, vou te seguir. Eu amo PORTUGAL.
    Adorei a receita de panquecas...mmmmmmm
    Eu te convido para cometer pecados da mesa no BRASIL.
    Beijo!!!
    DEUS TE ABENÇÕE!!!

    Maria Puala -BRASIL-

    ResponderEliminar
  29. Que lindas as tuas panquecas. Adoro e fiquei de água na boca.
    Também vi essa série de programas do jamie, é incrível comos e come mal em certos países, nem se entende porquê, e como é possível não se pensar nas crianças e fazer un esforço para que cresçam saudáveis. Adorei, vou experimentar estas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Estas panquecas ficaram espantosas!!! Com uma exelente apresentação.
    Vou levar a receita comigo pois vou querer experimentar :)

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  31. Cá em casa adoramos!!!

    Ainda neste fds esteve para sair uma dose ;) mas acabei por não fazer

    Bjocas grandes

    ResponderEliminar
  32. Que lindas ficaram as tuas panquecas, é uma receita que gosto bastante!

    ResponderEliminar
  33. Uau, que maravilha!!!!!
    Amei a receita e vou fazer!
    Bela pilha de panquecas!!! hehehe
    Beijocas,
    Thais

    ResponderEliminar
  34. acreditas que nunca comi???mas esta receita vou fazer com toda a certeza adorei
    beijinho

    ResponderEliminar
  35. Que lindas panquecas, nunca experimentei esta receita mas acho que em breve o farei.Bjs.

    ResponderEliminar
  36. Pobre criança! Se ele apanhasse essa pilha........
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  37. Eu nunca fiz panquecas... Estas surpreenderam-me pela simplicidade... adorei o aspecto :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  38. Receita muito simples, esta não tem como falhar cá pelos meus lados lol...Mas escrevo para dizer que gostei do termo " criatura", Também que outro se poderia utilizar não é ?
    Bjs

    ResponderEliminar
  39. Olá, mesa para quatro, obrigado por visitar meu blog e siga-me mais e ver como você é bom na cozinha. A verdadeira honra. Você me fez muito feliz.
    Eu dei uma pequena caminhada em torno do seu blog e eu adoro isso. Você tem receitas muito boas e é muito cuidadoso: boas receitas e fotos incríveis.
    Fiquei encantado em conhecê-lo. Em casa também somos 4! e compartilhar o mesmo hobby: cozinhar. Eu entendo um pouco de Português, mas não tudo o que eu queria. Eu estudei sobre isso, várias vezes eu verena em Portugal, fui a Fátima e no Brasil.
    Eu listei alguns grandes receitas, assim que eu ficar aqui.
    Besos

    ResponderEliminar
  40. Olá, mesa para quatro, obrigado por visitar meu blog e siga-me mais e ver como você é bom na cozinha. A verdadeira honra. Você me fez muito feliz.
    Eu dei uma pequena caminhada em torno do seu blog e eu adoro isso. Você tem receitas muito boas e é muito cuidadoso: boas receitas e fotos incríveis.
    Fiquei encantado em conhecê-lo. Em casa também somos 4! e compartilhar o mesmo hobby: cozinhar. Eu entendo um pouco de Português, mas não tudo o que eu queria. Eu estudei sobre isso, várias vezes eu verena em Portugal, fui a Fátima e no Brasil.
    Eu listei alguns grandes receitas, assim que eu ficar aqui.
    Besos

    ResponderEliminar
  41. Olá, mesa para quatro, obrigado por visitar meu blog e siga-me mais e ver como você é bom na cozinha. A verdadeira honra. Você me fez muito feliz.
    Eu dei uma pequena caminhada em torno do seu blog e eu adoro isso. Você tem receitas muito boas e é muito cuidadoso: boas receitas e fotos incríveis.
    Fiquei encantado em conhecê-lo. Em casa também somos 4! e compartilhar o mesmo hobby: cozinhar. Eu entendo um pouco de Português, mas não tudo o que eu queria. Eu estudei sobre isso, várias vezes eu verena em Portugal, fui a Fátima e no Brasil.
    Eu listei alguns grandes receitas, assim que eu ficar aqui.
    Besos

    ResponderEliminar
  42. Essas panquecas ficaram de babar.
    Vou fazer este fds


    bjs

    ResponderEliminar
  43. Olá,Samma!
    Parece-me deliciosas essas panquecas!
    Tb vi esse programe:D ensinou essa e não só muitos mais!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  44. Adorámos! Para a próxima fazemos a receita do teu pai. ;)

    ResponderEliminar
  45. Estas panquecas são uma delicia, o meu filho de 15 meses adora, come-as sem doce ao natural e sempre que me vê a fazer anda a pedir para comer.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  46. Que panquecas deliciosas e simples de fazer! Talvez este fim de semana seja a altura ideal para as experimentar!

    Obrigada pela foto sugestiva e de abrir o apetite!

    Bjs

    ResponderEliminar
  47. Olá! Sou a Rute. fiz esta receita, mas infelizmente elas ficaram todas cruas por dentro, e não fizeram bolhas à superfície, como esperado :-( fiz tal como diz aqui (em lume brando/baixo). o k fiz mal? agradeçia bastante a sua ajuda neste assunto.
    Já agora pergunto, se esta receita é para ser comida com doce, porque deve levar sal na massa e não açúcar? Obrigada

    ResponderEliminar
  48. Obrigada pela partilha... Fiz agora mesmo e acompanhei com chocolate nutella e morangos frescos!
    maravilhaaaaa!

    ;)

    ResponderEliminar
  49. amei seu blog....
    gostei muito das receitas,
    pena que alguns ingredientes não conheço,
    mais vou procurar,um abraço.

    ResponderEliminar
  50. O meu problema com as panquecas e crepes é que eu nem os deixo arrefecer...:)

    ResponderEliminar
  51. Boa noite!
    Eu e uma amiga minha acabámos de fazer estas ditas panquecas!
    Sabor: nota 10!
    Forma: Nota 0,5 xD
    É que não sabemos como se dá a volta... Tentámos com espátulas e tudo, mas não sabemos mesmo =P
    Pode dizer-nos como se faz??
    O meu mail é paty_funnygirl@hotmail.com
    Obrigada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paty, Obrigada :)
      Eu viro-as com uma espátula de madeira e dou aquela voltinha no ar quando já estão soltas, e faço sempre numa frigideira pequena. Não tenho truque...Se calhar uma pesquisa no youtube dava resultado hehehe
      Beijinho e Obrigada :*

      Eliminar
  52. A farinha é com ou sem fermento?
    :)

    ResponderEliminar
  53. Olá!
    Adorei o teu blog! comida simples e cheia de sabor!
    Eu adoro panquecas! Realmente o Jamie sabe mesmo simplificar a vida das pessoas :)
    Tenho no meu blog uma receita de panquecas da Nigella. Mas a do Jamie é muito mais simples :D
    Gosto muito com xarope de ácer ;)
    Beijinho!*

    ResponderEliminar
  54. Olá eu quero fazer essas panquecas mas com o que é que se bate? com a batedeira ou assim?
    Desculpa a pergunta pode parecer um bocado parva mas eu tenho 16 e não tenho tipo muita experiência na cozinha XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É com a batedeira, ou com uma colher de pau, mas fica muito melhor com batedeira com aquelas varas de arames.

      Eliminar
  55. Olá eu queria saber com o que é que se bate a massa? com a batedeira ou assim? desculpa a pergunta pode parecer um pouco parva mas eu tenho 16 anos e não tenho muita experiência XD

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Senta-te à mesa...

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Iogurte e Maizena

Pescada Gratinada com Legumes

Bolo de Laranja $