Bolo de Café Alentejano


O cheiro deste bolo também faz parte das minhas memórias de infância, a receita era de uma vizinha da rua onde cresci, que quando o fazia inundava tudo com aquele cheiro a café e canela...que bom poder voltar por uns segundos ao passado.

4 Ovos
2 chávenas de chá de Açúcar Amarelo
1/2 chávena de chá de Azeite
2 colheres de sopa de Café solúvel (pode ser mistura)
1 colher de chá de Canela
2 chávenas de chá de Farinha
1 colher de chá de Fermento em pó

Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo.

Juntar o azeite e bater mais um pouco.

Adicionar o café e a canela e bater mais 2 minutos.

Por fim adicionar a farinha previamente misturada com o fermento e envolver na massa sem bater.

Levar ao forno a 180º em forma untada e polvilhada durante cerca de 40 minutos.


Comentários

  1. Olá Samma! Há muito que não te deixava um comentário...
    Este bolo encheu-me as medidas :D deve ficar divinal!

    bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Receita fantástica: o bolo tem ótima aparência e, pelos ingredientes, deve ser saboroso, parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Os teus bolos são sempre do meu agrado, esses ingredientes sem dúvida que aromatizam os bolos de uma forma única!

    ResponderEliminar
  4. Adorei este bolo, parabéns, posso pedir um favor?
    qual a medida das chávenas em gramas?
    Muito obrigado pela partilha.
    bjsssss

    ResponderEliminar
  5. ♥ Obrigada meninas...Abelinha em gramas não pesei mas a chávena tem a capacidade de 200 ml ♥

    ResponderEliminar
  6. Hummmmmmmm.... to com desejo de bolo! to indo pra cozinha fazer um...não é bem este, mas vou imaginar que seja! hehehehehe

    bjssssssssss

    ResponderEliminar
  7. O cheirinho do café é delicioso...e tudo quanto nos faça lembrar a infância é divino. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Esse bolinho de café não me escapa. Mais cedo ou mais tarde sai um no blog PPP. Só pode ser inesquecível. Hummmmmmm

    ResponderEliminar
  9. Samma, este não vai falhar cá em casa!
    Adorei os ingredientes. :) :)

    Deve ser tãaao bom!

    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  10. Café e canela são dois aromas apaixonantes. O bolo deve ficar simplesmente delicioso :)

    ResponderEliminar
  11. Arrasou! Que bolo lindo! Deve ter ficado MARAVILHOSOOOOOOOO... Já anotei aqui! Parabéns! Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Adorei esse bolo!!!
    E a combinação dos ingredientes é incrível. Azeite, canela, café...só coisa boa! Nossa, adorei! Parabéns :)
    Receita anotada!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. Como te compreendo. O bolo de café era o bolo que a minha mãe fazia para o lanche no dia que a minha avó nos ia visitar! Belas memórias...bons tempos! :) O teu está lindo! Parece bem fofinho! bjinho, bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  14. deve ser uma delicia,eu adoro canela,por isso é uma receita a experimentar,bjs

    ResponderEliminar
  15. Ai a nossa infância, que nos traz constantemente recordações tão boas! Há aqueles cheiros e sabores que felizmente conseguimos reencontrat, mais cedo ou mais tarde! Outros há que não voltam, paciência! Há que aproveitar tudo o que temos :)

    Falando deste bolinho que ficou com um aspecto fantástico, deve ser delicioso! Ainda por cima com canela e café, dois sabores que de facto combinam muito bem :)

    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  16. Oi Samma, mais uma receita p'ró copianço e fica para uma próxima... Obrigado

    ResponderEliminar
  17. Querida Samma,
    Essa tua receita "piscou-me o olho"... só para variar... adoro as tuas receitas!
    Esta vou guardá-la para fazer muito em breve.
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  18. O cheirinho de café deve ser maravilhoso!
    Bjos

    ResponderEliminar
  19. Já há algum tempo que não via novidades por estas bandas. Este bolo tem um aspecto óptimo!
    Aproveito também para dar os parabéns atrasados e esperar que a viagem tenha sido boa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Tu e os bolos lindos e fofos! Gosto muito do sabor do café nas sobremesas, esta riqueza não será excepção! E não sou alentejana...hehehe:)

    ResponderEliminar
  21. Esse bolo deve ser delicioso, assim como o perfume que deve ficar na cozinha!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  22. adorei o teu bolinho e a receita também...
    bj e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  23. Que lindo bolo!!!
    Café combina muito bem com canela.. e ainda é feito com azeite. Adorei!

    Beijos

    ResponderEliminar
  24. Se não morasses tão longe hoje ia-te pedir “um raminho de salsa” :) e podia ser que ainda houvesse uma fatia desse maravilhoso bolo ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  25. Olá
    Que maravilha de bolo!
    Adoro estes bolos simples feitos com azeite e canela.
    Vou levar a tua receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Deve ser mesmo fabulástico, um bolo que farei com certeza. :)

    ResponderEliminar
  27. Menina esse bolinho me faz lembrar quando eu vivia no Alentejo!!!beijinho...

    ResponderEliminar
  28. Ai se a minha mãe visse este bolo lindo em cima da mesa...! Este é um bolo mesmo à maneira dela!
    Qualquer dia atrevo-me a fazer um e levo para um lanche! Eu também gosto.
    Às vezes tenho pena de não poder fazer estes bolos em minha casa porque cá ninguém me acompanha! :(
    Por agora fico-me a imaginar uma boa fatia deste bolo com um café bem escuro, forte e quente (daqueles feito nos potes de 3 patas... lol). Vou no entanto aguardar um pouco a chegada do frio... vamos lá ver se não demora muito!
    Beijinhos.
    Gosto imenso das tuas receitas! Consegues transmitir mais do que quantidades e temperaturas...

    ResponderEliminar
  29. Querida Samma,


    A minha avó materna também fazia um bolinho desses, mas a receita ela levou-a com ela para o céu

    Bjocas

    ResponderEliminar
  30. Ai ..ai..este bolo é muito booom!!!!!
    Gostei muito...
    bj

    ResponderEliminar
  31. este bolo deu-me umas saudades do alentejo e das tardes passadas á lareira...
    que belos tempo...
    obrigada por me fazer viajar no tempo por segundos...

    ResponderEliminar
  32. eu adoro bolo de cafe.
    e do melhor que ha. eu faço varias vezes e e uma delicia. este esta uma maravilha. pede mesmo para ser comido:-)
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  33. Bolo perfeito! Parabéns pelo seu blog, já te adicionei lá no meu e estou te seguindo.

    ResponderEliminar
  34. Que bolinho fantástico Samma... já o coloquei na lista eheh
    Quando venho aqui só encontro delicias e depois não resisto ;-)

    Bjokas e boa semana***

    ResponderEliminar
  35. Já fiz um bolo com o mesmo nome e ingredientes (talvez variasse a quantidade, não me lembro) e era delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  36. Olá!! eu adoro bolos que levem cafe!! ADORO!!!! este teu tem um aspecto...adorava ter aqui 1 fatia.... beijokas

    ResponderEliminar
  37. Que bolo maravilhoso. Já tomei nota!
    Bjs

    ResponderEliminar
  38. Um aspecto simplesmente delicioso :)

    Beijocas linda***

    ResponderEliminar
  39. Também adoro estes sabores que me levam de volta á infância, ficou lindo, bjs.

    ResponderEliminar
  40. Já estou a imaginar o cheirinho que saiu desse bolo, deve ser fenomenal! Ficou bem bonito, imagino o sabor! :p Beijocas

    ResponderEliminar
  41. vou fazer... este fim semana!!!


    Podes passar a ser mesa para 40??? é que aposto que ias ter os lugares todinhos ocupados... eu ia :)


    Um beijinho
    Eduarda
    Be in ♥ love

    ResponderEliminar
  42. Olá,Samma,
    Ficou lindo esse bolinho.
    e deve estar delicioso e muito guloso:)



    bjs

    ResponderEliminar
  43. Tenho a certeza que este bolo deve ser fantastico.
    Já lhe sinto o cheiro só de olhar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  44. Sabes que foi este teu bolinho que fez o click na minha cabeça para o Bolo Bem Brasuca!

    Já não me lembrava de onde tinha retirado a ideia pois não segui a tua receita, mas a influência exercida é tua :))

    Queres que vá aí decorá-lo :) Quanto a Maio a ver se não me esqueço de ti querida cobaia :)))

    ResponderEliminar
  45. Hm, consigo imaginar o cheiro desse bolo pela casa. Eu adoro café e canela, não vejo a hora de experimentar essa receita! :)

    Obrigada!

    Abraço,

    ResponderEliminar
  46. Obrigado pela partilha, este bolo ficou no top cá de casa.
    beijocas

    ResponderEliminar
  47. Olá
    Tenho estado ausente, passei só para dizer que fiz este bolinho e gostei muito,obrigada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  48. Fiz este bolo e coloquei no meu blog :) Acho que até agora é um dos meus favoritos ;)
    Adoro o seu blog!

    http://temperosdaiza.blogspot.pt/2013/03/bolo-de-cafe-alentejano-com-cobertura.html

    ResponderEliminar
  49. Olá , o café é liquido da maquina ou poiem-se o pó mesmo no bolo!!bjs

    ResponderEliminar
  50. O café e posto em po ou e da maquina de café??? Bjs

    ResponderEliminar
  51. É o chamado bolo conforto!
    Quero muito faze-lo , mas não sei se o café é já líquido ou o pó! Podia esclarecer- me esta dúvida de principiante ;-) ?
    Maria Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É em pó, pode ser daqueles de mistura, tipo brasa, ou mokambo, mas com café. Café solúvel, portanto. beijinho e obrigada

      Eliminar
  52. Acabadinho de fazer;-)
    E tão bom ♡♡
    Obrigada pelo esclarecimento e pela partilha .
    beijinho
    Maria Pereira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Senta-te à mesa...

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Iogurte e Maizena

Pescada Gratinada com Legumes

Bolo de Laranja $