Folar Algarvio


O meu folar preferido é sem dúvida o Algarvio, leva aquelas camadas deliciosas de canela e nenhuma ou pouca erva doce que eu detesto...
Fiz esta receita que encontrei no Forum Bimby, mas não é bem a consistência que eu procurava achei-o seco, mesmo com as camadas de manteiga, se calhar pus poucas...
Vou tornar a fazer esta receita com mais manteiga (ui...) ou outra que descubra, até encontrar o folar perfeito...

500 g de Farinha
1 colher de sobremesa de Fermento em pó
350 g de Açúcar amarelo
2 Ovos
25 g de Óleo
250 ml de leite
1 pitada de Sal
1 colher de chá de Canela
Canela em pó q.b
Manteiga ou Margarina q.b
Açúcar amarelo q.b

Untar uma forma grande sem buraco ou 2 mais pequenas.

Colocar a farinha, o fermento e o açúcar no copo e programar 20segundos, velocidade 4.

Depois, colocar o leite, o óleo, os ovos, 1 pitada de sal, e a canela, e programar 5 minutos, velocidade 4.

De seguida, colocar uma camada de massa no fundo do tacho e cobrir de açúcar, canela e pequenos pedaços de manteiga. Depois, colocar outra camada de massa e repetir o passo anterior. Repetir estes dois últimos passos as vezes que conseguir. Deve terminar com uma camada de massa.

Quantas mais camadas, mais saboroso fica. Pode-se polvilhar com açúcar para adquirir uma cobertura crocante.

Levar a forno pré-aquecido a 180º, cerca (1 forma grande) de 1 hora e 20 minutos.

Nota: Para quem gosta pode juntar à massa uma colher de chá de erva-doce :-( aliás a receita dada no forum leva erva-doce.

Comentários

  1. Já se vêem amêndoas aí em casa????
    Que lindo ficou o teu folar! Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Tenho tantas saudades do folar algarvio, mas daquele que tem ovos lá dentro!

    Julgo que o folar que eu comia de lá (Loulé) levava mel... não tenho a certeza porque nunca obtive a receita.

    Essa técnica da massa com camadas de manteiga e canela deve ser o segredo do sucesso dos folares algarvios. Desconhecia completamente o pormenor.

    Obrigada, beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Aqui os folares são tipo pão doce com ovos. Este teu parece-me mais um bolo, mas comia bem uma fatia com um cházinho :) E eu gosto da canela, da erva doce, de tudo hihi

    ResponderEliminar
  4. os folares poe aqui são daqueles que levam os ovos cozidos em cima mas esse com canela deve ser uma delicia!!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Folares desde que sejam doces gosto de todos, o e teu ficou lindo.
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Recomendo que experimentes o Folar à Moda de Olhão, receita no forum bimby:
    http://www.forumbimby.com/forum/index.php?topic=1492.0

    É uma maravilha. :)

    Gasparzinha

    ResponderEliminar
  7. ola,
    eu sou algarvia, mas o folar que como na minha terra parece um pouco diferente!!!Leva ovos cozidos e a textura parece diferente!!mas esse tb tem bom aspecto!!!;-)
    bj
    Lucia

    ResponderEliminar
  8. FIcou diferente, mas saboroso de certeza!
    Uma Páscoa antecipada!
    PS - Adorei o teu porquinho preto, tem ar de espevitado!!! :)

    ResponderEliminar
  9. Aqui a forma dos folares é bem diferente, nunca tinha visto assim como o teu. A gastronomia portuguesa é mesmo muito rica :) E com canela só pode ser uma maravilha!

    ResponderEliminar
  10. Tu deves andar-me a ler os pensamentos e os desejos.. Ainda hoje fui buscar a receita do folar de Olhão para fazer... É dos meus preferidos. Este da Claudia gosto mas é pouco doce pra mim... Loll.. Também dispenso a erva doce.
    beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Também é um dos meus folares preferidos. Sabes que em Trás-os-Montes têm um muito parecido e também não leva erva doce. No final fica com uma crosta estaladiça e bem molhadinho por dentro, porque cada camada é borrifada com vinho do porto, açúcar e canela. deram-me a receita noutro dia, só ainda não tive coragem para o fazer, porque acho que dá imenso trabalho.
    Bjs
    moira

    ResponderEliminar
  12. Ora aqui está um folar algarvio que aqui esta Algarvia desconhecia! :)) Mas eu adoro folar... seja como for! Mas o que a minha avó e a minha mãe fazem é daquele que leva o ovo cozido em cima (vi fazer centenas de vezes mas nunca liguei... eu gostava era de comer... mas tenho de perguntar e tentar fazer)... mas enquanto isso acho que vou tentar fazer este teu que tem um aspecto... nham..nhamm

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. sammita minha querida amiga,posso mandar a minha direção paar mndares um cadinho deste folar,pleaseeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderEliminar
  14. Não faz mal estar seco, faz-se uma aguada de açúcar canela e baunilha indo ao lume ate ficar tipo xarope retira-se põe-se uma pinguinha de rum espeta-se com um garfo uns "buaquinhos" no bolo e ensopa-se um pouco, serve-o com um pouco de chantily e ai esta. Pois eu sei que este bolo esta uma delicia tu é que és modesta. mas a gente sabe.

    ResponderEliminar
  15. Gostei deste teu folar...
    Cá em casa somos grandes apreciadores de bolos secos (quem diria...)
    Mais uma bela iguaria em lista de espera...
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Gostava de experimentar esse folar, deve ser óptimo!! Por mim pode levar erva-doce, gosto muito! só conheço os folares do norte, que levam enchidos, este deve ser melhor, mais leve e saboroso! Ficou lindo, beijocas!

    ResponderEliminar
  17. Esse folar está lindo,e já cheira a Páscoa.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Desconhecia essa receita com as camadas de manteiga.Que bela e apropriada decoração.
    Vou fazer este fim de semana o capucino,a ver se o esquisitinho mais velho aprova,obrigada pela dica do chantilly.
    Bj

    ResponderEliminar
  19. Tem um aspecto divino...não fosse ele da época pascal...beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Hmmm que lindo, eu gosto de folares doces, mas sem dúvida que prefiro os salgados com carne do Norte do país :P

    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Oi Samma aqui no Algarve há vários tipos de folar. Há este mais seco e outro que leva camadas de manteiga, açucar e canela mas esse é uma bomba de calorias. Por acaso no Domingo o meu marido quis comprar um. Visita o meu blog para ver se é este o folar que falas.

    ResponderEliminar
  22. nham nham...
    posso ficar com essa fatia para mim?

    ResponderEliminar
  23. Já folar?? Começa a cheirar a Páscoa por aí! E eu que adoro a páscoa... é sinónimo de Primavera e de família :)

    Adorei essa receita!

    Jinhos grandes

    ResponderEliminar
  24. Ficou bonito, mas é algo que não me tenta muito (embora não saiba bem porquê).
    Gosto de te ter de volta!
    Beijinhos

    PS - Agora também há um porquinho...?

    ResponderEliminar
  25. Ainda não encontrei uma receita a 100 %...se bem que os folares da minha mãe são uma delícia, levam mesmo as peles do leite...mas só mesmo quando a ver a fazer, porque ela a explicar a receita, é obra! bjinho

    ResponderEliminar
  26. Olá boas
    Adoro os nossos folares de Páscoa.
    A minha avó paterna, que em paz descanse, fazia uns folares maravilhosos, húmidos no centro.
    No tempo de moça nova, não tinha paciencia para aprender a cozinhar folares. Hoje tenho imensa pena de não têr aprendido o segredo dela.
    Ao longo do tempo tenho indo fazendo folares, mas ainda até hoje, não fiz um que ficasse tão bom como os da minha avó.
    Vou ficar com a tua receita e seguir o teu concelho de colocar mais manteiga na massa.
    Obrigada por compartires a receita.
    Para dizer a verdade eu adoro o sabor de erva doce x

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Senta-te à mesa...

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Iogurte e Maizena

Pescada Gratinada com Legumes

Bolo de Laranja $