Panquecas

Panquecas deve ser a comida que mais boas memórias me trás...estão presentes na minha vida desde muita tenra idade, e o simbolismo que elas acarretam seria difícil de explicar...

Podem existir várias, mas as do meu saudoso pai serão sempre as melhores...

375 g de Farinha
3 Ovos
750 ml Leite
Sal a gosto

Adaptei-as à Bimby, mas podem ser feitas com qualquer batedeira ou vara de arames.
No copo deitar os ovos inteiros e bater 30 segundos, velocidade 6.

Juntar metade da farinha e metade do leite, o sal e bater 1 minuto, velocidade 6.

Juntar o restante e bater mais 1 minuto, velocidade 6.

Numa frigideira pequena deitar um pouco de óleo ate ficar bem quente e deitar fora esse óleo.
Deitar colheradas de massa até cobrir o fundo, deixar cozinhar e virar e acabar de cozinhar do outro lado.

Servir quente. Eu como sempre as minhas com Manteiga, Maple Syrup e ou Mel.


Imprimir receita

Comentários

  1. Blog fantástico!
    Para ver com mais calma =)
    Beijinho e vou voltar

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindas!
    Faço muitas vezes crepes, mas panquecas nunca tentei. Talvez este fim-de-semana seja uma boa altura para começar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Combinamos o lanche então?!!!
    Para mim pode ser polvilhada com canela.
    Chego aí em menos de nada!

    Ficaram mesmo apetitosas... que fome!

    ResponderEliminar
  4. Adoro panquecas, amiga! Posso roubar uma dessas?? É que estão mesmo a olhar p mim! :P

    ****

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha de panquecas.
    Tenho andado para fazer, mas aparece sempre algo......e elas vão ficando para trás

    ResponderEliminar
  6. Adoro panquecas... infelizmente quase nunca faço por preguiça. Nem entendo... faço coisas bem mais complicadas.
    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  7. Já perdi a conta aos anos que passaram desde que comi panquecas pela última vez. Era daquelaes lanches tipicos, que um grupo de meninas da escola confeccionava, após o horário escolar. Quando íamos para casa umas das outras para estudar... que saudades desses tempos... beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Deliciosas suas receitas,gostei muito do seu blog,parabéns...abraços/!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Lindas tuas panquecas e a tua homenagem também.
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  10. A minha fome tornou-se enorme perante esta "pilha" de panquecas mesmo ao acordar!!:)
    Que aspecto!!!:)

    ResponderEliminar
  11. Olá de novo!
    Tens um prémio / desafio para ti no meu blog. Passa por lá.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Eu também tenho lembrança muito boa de panquecas. Houve uma época em que eu era criança e morava sozinho com minha mãe. Ela ralava muito e nunca tomava café da manhã comigo. Mas as domingos eu sempre acordava com cheiro de panquecas na casa. Era um grande carinho. Aí tomavamos café juntos e eu comia aquelas panquecas crocantes com mel. Eu faço diversos tipos de panquecas, crepes e blinis, cozinho desde os 8 anos de idade, mas ainda acho que nada se compara às panquecas dela. Porquê será? Abraços.

    ResponderEliminar
  13. Adorei o novo look do blog! Está mesmo giro!

    ***

    ResponderEliminar
  14. Bem que comia uma dessas panquecas agora!

    O blog está lindo, lindo!

    Jocas Grandes

    ResponderEliminar
  15. Que pilha saborosa!Tambem saem muito cá em casa e crepes...
    Bj

    ResponderEliminar
  16. Adoro panquecas.

    Experimente os meus bolos de milho, de certeza que vai gostar também. São um género de panquecas de farinha de milho :)

    Quanto à exportação, se quiser que lhe mande alguma coisa esteja à vontade, terei muito gosto :)

    Não sei se eu já tinha vindo aqui antes, mas achei um lapso tremendo não ter um link no meu blog, pois já vi que tem receitas maravilhosas. Vou já remediar a situação :)

    ResponderEliminar
  17. Uma bela torre de panquecas.
    Não me importava nada ajudar a deitar isso abaixo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. A nova imagem do blog está super fantástica e as panquecas essas estão deliciosas, bjs

    ResponderEliminar
  19. Acabo sempre pro matar as saudades das panquecas e waffles quando vou a NY.. E essa foto trouxe-me excelentes recordações!!
    beijinho

    ResponderEliminar
  20. Panquecas, ai panquecas. Gostamos, fazemos e comemos. Todos os fins de semana, saem panquecas ao pequeno-almoço. Vou tentando sempre variações. Já postei 2 receitas e esta semana vou colocar uma 3ª de que gosto muito, mais fofas que as outras.
    Estas estão bonitas e se lembram o pai, então não vale a pena mudar de receita.

    ResponderEliminar
  21. Devo ser uma ave rara, mas nunca comi panquecas... Simplesmente porque nunca calhou, mas agora fiquei cheia de vontade de provar, estão lindas e apetitosas. Veremos se deixo nos meus filhos essa memória de infância.
    O new look do blog está um show!

    ResponderEliminar
  22. que buenos estas tortitas,oye has cambiado la decoración del blog esta precioso de verdad.

    ResponderEliminar
  23. Saudades de pai... saudades de panquecas... saudades da infãncia...

    Ficaram simplesmente maravilhosa!

    ResponderEliminar
  24. Hummm adoro panquecas, muito, muito bom!
    Sua foto ficou linda!
    Beijos

    ResponderEliminar
  25. Umas hamburguer e umas panquecas e fazemos uma refeiçao mais que perfeita.Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Essa torre de panquecas está linda.
    Eu nunca fiz panquecas, sou mais fã dos crepes!!mas também gosto, mas com molho de chocolate hehe!
    Bjs :-)

    ResponderEliminar
  27. As panquecas não levam açúcar??
    Bjs Blog fantástico.

    ResponderEliminar
  28. Que fácil!! Muito mais prática que a receita que uso! Vou já testar!!

    ResponderEliminar
  29. Acabei de as fazer, coloquei só uma colher de sopa de açúcar!
    MARAVILHOSAS :)
    Fáceis e óptimas. Aprovadas por todos aqui em casa!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Senta-te à mesa...

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Iogurte e Maizena

Pescada Gratinada com Legumes

Bolo de Laranja $