segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Bacalhau da Minha Mãe

Este bacalhau, receita da minha mãe, é em muito idêntico ao Gomes Sá, com algumas alterações mas, como sempre o gostámos de comer.
Recriado na minha mesa com alguma frequência, todos o adoram.

4 postas de Bacalhau demolhado
1 kg de Batatas
8 Ovos
1 Cebola grande
3 dentes de Alho
100 ml de Azeite
1 mão cheia de Salsa picada
Sal e Pimenta

Cozer o bacalhau que não deve estar congelado, colocando-o dentro de um tacho com água fria, levar ao lume e assim que começar a ferver, desligar o lume e contar 15 minutos, desta forma cozinha lascas perfeitas.

Deixar arrefecer um pouco e lascar todo o bacalhau, reservar.

Cozer as batatas com sal, depois de cozidas, cortar em cubos e reservar.

Cozer os ovos, depois de cozidos, descascar, cortar em pedaços e reservar.

Num tacho largo colocar a cebola muito picadinha, e os alhos igualmente muito picadinhos, adicionar o azeite, deixar refogar.

Sem desligar o lume, juntar o bacalhau, envolver.

Juntar as batatas, envolver com muito cuidado.

Juntar por fim os ovos e a salsa picada (reservando um pouco para decoração) e envolver tudo sem desfazer muito.

Rectificar os temperos de sal e pimenta.

Servir imediatamente polvilhado com salsa picada fresca.



Imprimir receita

41 comentários:

  1. e tem muito bom aspecto. todas as rceitas de bacalhau sao optimas...beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Super lindo, muito parecido com o que minha amiga Jaque me ensinou, delicioso! Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito!! Não sou fã de bacalhau, mas esta refeição tem excelente aspecto! bjinhos

    ResponderEliminar
  4. E quem n gosta de uma boa refeição da mamã???
    Está c um aspecto maravilhoso!
    Beijinhos doces de uma óptima semana**

    ResponderEliminar
  5. hhhuummmm parece ser delicioso!obrigada por esta boa sugestão!

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha! Um prato de bacalhau é sempre uma refeição maravilhosa!!

    bjos

    ResponderEliminar
  7. Adoro bacalhau feito assim! ficou ka com um aspectO!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de bacalhau á Gomes de Sá, esta versão da Mãe, têm muito bom aspecto.
    bjsss

    ResponderEliminar
  9. Hummmmmmmmmmmm
    Maravilhoso...
    Posso me servir?
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  10. Tá bombócas!
    Agora tanta ovo...!!! Credo! Parece que tenho de dizer à minha galinha poedeira que acelere a produção quando fizer esta receita, carago! ;)
    Oi Samma, boa tarde. Mais uma receita p'ró copianço (para não variar) porque isto de ser "DaTreta" tem de andar-se sempre ao gamanço de receitas seja em que lado for apesar de já produzir muita coisa, misturando receitas daqui e dacolá... Mas atenção que a origem (copyright) vem sempre mencionada porque não gosto de fazer figura de gente com o trabalho e as ideias dos outros...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. lindão!!!
    bacalhau é sempre uma boa pedida no friozinho que faz por aqui!

    beijos!

    ResponderEliminar
  12. Ficou mesmo apetitoso!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  13. Cópioche a receita. Os portugueses sodes os reis do bacallau.
    Biquiños

    ResponderEliminar
  14. Deu água na boca, mas como está caro o bacalhau por aqui!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Vou copiar agora essa receita! Estou com um bacalhau no congelador, já prontinho para o preparo (demolhado/sem pele e sem espinhas), e já sei qual o emprego que darei a ele!

    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  16. Muito parecido com o que a minha mãe faz. Ainda a semana passada comi :) Gosto muito!

    ResponderEliminar
  17. Sensacional essa receita!Parabéns a você e a tua mãe.
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Parabens a mae e á filha por esta maravilha de bacalhau
    bjs

    ResponderEliminar
  19. Comidinha da mãe é um luxo não é verdade? :)

    ResponderEliminar
  20. Hummm, que maravilha!
    Também tenho uma Kitchenaid como a tua, mas a minha é vermelha ;)
    Bjs,
    M.

    ResponderEliminar
  21. Bacalhau incariavelmente me lembra família reunida. O seu está muito bom!

    ResponderEliminar
  22. Gosto de bacalhau de qualquer maneira e esta receita não é excepção. Está com muito bom aspecto.
    Em relação às dicas para cozer o bacalhau, desconhecia!!!
    Dica registada :)

    ResponderEliminar
  23. Adorei a dica sobre como cozer o bacalhau!!! Obrigada.
    Fatima

    ResponderEliminar
  24. mas que rico bacalhau!!!!
    que maravilha!!!!
    esta fantastico... mas é claro eu sou fãaaaaaa de bacalhau... que hei-de fazer...

    ResponderEliminar
  25. Eu gosto muito, mas os mais pequenos... já sabes como é!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Adoro bacalhau de qualquer maneira!Este deve ser muito bom!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Bacalheu, é sempre bem vindo.

    Gostei do seu blog

    Abraço

    Luisa

    ResponderEliminar
  28. Estou em crer que o delicioso bacalhau da tua mãe vai passar a ser o bacalhau de muitas mães :) A minha filha o dirá um dia ;) Beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Não posso ficar ausente por uns tempos que é isto!!!
    Tantas coisas boas!!!!

    Adoro bacalhau!!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  30. bacalhau e tao bom d qualquer maneira,
    esta muito bom
    beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Adoro passar por aqui, sempre coisas maravilhosas!!!
    Bjo
    http://divinagulareceitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  32. A receita é da tua mãe mas desculpa menina o bacalhau é teu não dela, mas que ficou bem delicioso ficou e sim assemelha-se ao Gomes de sá...mas é teu lol...jinhos doces xxxx

    ResponderEliminar
  33. Tinha de me sentar a esta mesa, porque adoro bacalhau e para dar os parabéns à mãe e à filha!A ideia de misturar a salsa é muito boa!
    Bj

    ResponderEliminar
  34. Que aspecto maravilhoso! Adoro bacalhau... é um perdição :) ♥ Convido-te a visitar o meu blog de acessórios e bijuteria. Espero que gostes e voltes mais vezes. Bjinho e obrigada :) ♥

    ResponderEliminar
  35. Até dá orgulho ser Português, uma exclente receita.
    A tua mãe sabe mesmo o que é bom.
    Feliz fim de semana x

    ResponderEliminar
  36. Adoro bacalhau cozinhado desta maneira, bem regado com mais azeitinho e vinagre, que para usar dois temperos sou sempre muito exagerada eehehehe

    PS - Dadas as minhas inconstâncias blogueiras, acho que vou pedir-te emprestado o teu logo "Blogging without obligation", para não andar stressada com o Ovo Estrelado ;)

    ResponderEliminar
  37. Bom dia!
    Vim aqui parar hoje e... ainda bem!
    Parabéns por tão bela apresentação. Vou voltar mais vezes para me "sentar" a esta mesa e experimentar estas belas receitas, pode ser?

    ResponderEliminar
  38. Nossa! amei teu blog e ele é tudo de bom.
    Estou feliz por ser a miléssima seguidora.

    Boa semana



    bjs cristalinos

    ResponderEliminar

Senta-te à mesa...