Ilhas Flutuantes


Estas farófias têm a particularidade de serem cozidas no microondas, o que torna o processo muito mais simples e rápido, aliás acho mesmo que não as volto a fazer pelo processo antigo.
A ideia foi retirada daqui, mas eu fiz com os ingredientes descritos em baixo.

Farófias:
10 claras
11 colheres de sopa de açúcar
Canela em pó para polvilhar

Creme de Custard:
500 ml de Leite
2 colheres e 1/2 de sopa de Farinha Custard
3 colheres de sopa cheias de Açúcar
50 g de Manteiga ou Margarina
1 casca de Limão
1 pau de Canela

Começar por fazer o creme, dissolvendo muito bem a farinha num pouco do leite, juntar depois os restantes ingredientes.

Levar a lume brando mexendo sempre até engrossar.

Deitar num tabuleiro, ou o prato de servir de sua escolha, e deixar arrefecer.

Fazer as farófias, batendo as claras em castelo com o açúcar até obter um merengue forte.

Deitar colheredas do merengue numa taça como mostra a foto, cerca de metade da taça, e levar ao microondas na potência máxima cerca de 30 segundos.
A foto é da farófia já cozida.

Deitar no tabuleiro onde está o creme e polvilhar com canela.




Imprimir Receita

Comentários

  1. Mesinha querida, aqui essas sobremesa é conhecida como ovos nevados... em casa, todos adoramos. Minha avó fazia muito, e eu sempre fui apaixonada... meus amores também caíram de paixão, desde a primeira vez que fiz para eles.
    As tuas ilhas ficaram lindas.
    Bjo grande,

    Mari

    ResponderEliminar
  2. Adoro farófias! Assim são bem mais prácticas!
    Lindas fotos!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Ficaram com óptimo aspecto...jinhos doces

    ResponderEliminar
  4. Adorei a sugestão de fazer as farófias no microondas. Muito mais simples e rápido sem dúvida!
    E eu com tanta clara congelada!

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha Mesa!!! Eu adooooro farófias, praticamente só costumo fazer no Natal mas com esta técnica vou passar a fazer mais vezes!! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Farófias é o doce preferido do meu marido.
    No micro-ondas é muito mais prático.
    Delicia e o creme deve ser bem saboroso.
    bjss

    ResponderEliminar
  7. Querida samma,
    Adorei as tuas ilhas.... eu agora até me contentava com uma ilhota...
    Esta não me escapa!
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  8. OLha que maravilha :-) eu adoro farófias e nunca fazia porque me dava seca cozer as claras no leite e ainda por cima ficava-me sempre a duvida se cozeram de menos ou de mais :-)
    Adorei esta dica.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. que rica ideia que essa do micro-ondas !!!!!!!
    por acaso estava a pensar fazer este fim de semana !.

    bjka

    ResponderEliminar
  10. Mesoca,

    Eu amo ilhas flutuantes e adorei o resultado delas no microondas. Eu estou num momento de amor com o meu microondas e anda mesmo atrás de receitas boas para fazer ali. Adorei mesmo.

    Obrigada.

    Claudia

    ResponderEliminar
  11. O meu marido é maluco por farófias, estava para as fazer para o desafio branco da Mary, mas ainda não me decidi hehehe
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  12. Oi Samma, boa noite. Farófias... I love farofes... :))
    Mas no microondas nã sei nã... nã me dou lá muito bem com o animal... mas quando tiver o astral virado para o Polo Norte, vou tentar fazer... e obrigado pela visita ao meu tasco.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Não é algo que me seduza muitooo... mas se houver na mesa ja feitinho eu provo heheh

    ResponderEliminar
  14. Está fabulástica! Vou seguir esta receita. Bjs

    ResponderEliminar
  15. Estou a juntar claras para testar esta receita :)

    ResponderEliminar
  16. Ficou lindo demais!
    Parece realmente bem fácil de fazer.
    Parabéns!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  17. Samma,
    Que bela ideia, estão linas as tuas ilhas.....
    já está anotada.


    bjs

    ResponderEliminar
  18. samma essas farofias estao optimas e sao muito mais practicas que as normais!bjs

    ResponderEliminar
  19. Nunca experimentei fazer no microondas e realmente parece muito mais fácil e rápido!
    Obrigado pela explicação, o aspecto está delicioso!

    ResponderEliminar
  20. Menina ficaram uma delicia!Eu agora tenho cozido as minhas no forno do fogão. Um beijinho...

    ResponderEliminar
  21. Olá!
    Bem já há muito que venho por aqui, mas esta sugestão é muito boa!
    Cá em casa todos gostamos muito,mas sem duvida que assim são bem mais fáceis e até economicas, e em tempos de poupança tudo conta, até porque 'migalhas tb é pão'!
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. OLha uma boa receita para aproveitar as claras que sobram dos gelados!!!
    Tenho ali tantas que já nem sei o que fazer.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Samma
    Gosto tanto,mas assim nunca fiz,é bem mais pratico!
    Bj

    ResponderEliminar
  24. Samma, espero que o meu marido não vêja esta receita, ele adora farófias, e eu ando sempre a evitar de lhas fazer. Muito bom aspecto que estas tuas tem.

    ResponderEliminar
  25. ó ó! lindas ilhas e nevadas que ainda ficam mai lindas!

    A novidade de serem feitas no micro-ondas é super original e prático!

    Com este calor não apetece nada estar no bico do fogão :-S Beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. Não é um doce para o qual eu tenda muito, mas a minha mãe gosta muito.
    E assim tão simples é uma boa forma de despachar as claras que me sobram dos gelados.
    Acho que vou fazer um mimo à mamã!!

    Estão mesmo lindas, Samma.

    beijinhos. :) :)

    ResponderEliminar
  27. Nunca comi farófias..mas fiquei com vontade de experimentar!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. que rico,,nunca los e probado pero viendo estos caerán,un beso.

    ResponderEliminar
  29. Humm têm um ótimo aspecto e são super fáceis de fazer.
    É mais uma receita a experimentar ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. que coisa mais deliciosa ..adorei a receita ..parabens

    ResponderEliminar
  31. Cá em casa gostamos muito de farófias, o meu marido está sempre a pedir para fazer, mas nunca fiz.
    Quem as faz é sempre a minha mãe de propósito para o genro, e é sempre da maneira "à antiga".
    Qualquer dia experimento para surpreender o maridinho.
    Obrigada pela partilha.
    Bjinho grande

    ResponderEliminar
  32. Lindas farófias! Aliás como tudo que tu fazes. Com certeza que vou fazer. Bjs. Suzel

    ResponderEliminar
  33. Olha que fixe!! bem prático! :) bjinhos

    ResponderEliminar
  34. Olá!!

    Da última vez que fiz esta sobremesa foi para a escola e por isso nem a pude comer... já não me lembro de comer ilhas flutuantes desde que a minha avó as fazia (há muitoooo tempoooo!) para a sobremesa dos almoços de fim-de-semana!

    Essa de cozer as claras no microondas dá imenso jeito...mas o sabor fica exactamente o mesmo?! Um dia destes experimento esta versão! :)


    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  35. Pena eu não conseguir esta farinha Custard...ficaram lindas suas nuvens e aposto que saborosas! Bjs

    ResponderEliminar
  36. Nossa que delicia!!!!
    Me lembro ovos nevados que amo de paixão....
    Deve ter ficado maravilhoso..
    beijos
    Lu

    ResponderEliminar
  37. Hello!!!

    Eu sei, eu sei, tenho andado desaparecida, mas agora vou andar assim durante muito tempo... É que houve alterações na minha vida que exigem muito mais de mim :) Depois conto-te.

    Adorei estas farófias no micro-ondas!!! 30 segundos??? Please, arranja-me mais receitas destas :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Delicioso!

    visite sff:

    http://www.em-segunda-mao.blogspot.com/

    =)

    ResponderEliminar
  39. Amiga que coisa deliciosa! Realmente fica difícil conseguir essa farinha por cá, mas nada impede de eu fazer esta delicia e usar uma alternativa para farinha, não será a mesma coisa, mas terei experimentado ao menos uma parte da sobremesa!! Adorei!
    Beijos

    ResponderEliminar
  40. Upa, upa ... mas que delicia.
    Tenho que exprimentar, adorei x

    ResponderEliminar
  41. Que delícia! Já estou aqui a desejar comer uma! Gosto muito.

    ResponderEliminar
  42. Que delícia! Já estou aqui a desejar comer uma! Gosto muito.

    ResponderEliminar
  43. Já tenho o que fazer com as claras que tenho no frigorífico.

    ResponderEliminar
  44. Já tenho o que fazer com as claras que tenho no frigorífico.

    ResponderEliminar
  45. Com está receita de claras, vou ter uma delíciosa sobremesa.
    beijos

    ResponderEliminar
  46. Adorei a dica para fazer farófias no microondas. Obrigada.
    Bj

    ResponderEliminar
  47. Adorei estas farófias feitas no microondas :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  48. O que foste fazer.... :P

    Assim é muito fácil!! Parecem-me deliciosas :D

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  49. Farófias wow FAROFIAS,,, aí mãe porque estou aqui tão longe ..acho que todos os blogues estão a me apoquentar e desafiar os meus paladares...gostava tanto de ter comido um pouco ficou lindíssimo e saboroso. jinhos doces :0 xx

    ResponderEliminar
  50. Ficaram optimas... fico contente que as tenhas provado... :)

    ResponderEliminar
  51. Adoro farófias!! :P Nunca cozi claras no microondas mas parece ser bem fácil e rápido!! Esse creme custard deve ser uma maravilha com essas farófias!! :P

    ResponderEliminar
  52. Olá,
    Fiquei a conhecer o teu blog hoje, através do blog da Marta. Ficaram maravilhosas estas farófias, adorei a ideia de as fazer no microondas e como adoro o sabor do Custard, farei concerteza um destes dias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  53. ♥ Só para avisar que tirei outra foto das farófias, estão aqui no twitpic (fotos do twitter)http://twitpic.com/hl9zm o creme foi feito com leite creme de pacote shiuuu ♥

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Senta-te à mesa...

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Iogurte e Maizena

Pescada Gratinada com Legumes

Bolo de Laranja $