Bolo de Iogurte e Maizena


Penso que já todos viram aquele anúncio na televisão da farinha Maizena em que dizem para reduzir para metade o uso de farinha e substituir por farinha maizena...pois eu como sou bem mandada resolvi experimentar, utilizei a minha habitual receita de Bolo de Iogurte, reduzindo a farinha e a quantidade de iogurte, pelo que passo a explicar...

1 Iogurte (sabor à escolha)
4 Ovos
350 g de Açúcar
150 g de Farinha Maizena
150 g de Farinha para bolos
1 colher de chá de Fermento em pó
125 ml de Óleo

Bater os ovos com o açúcar, bem batidos.

Juntar o iogurte e bater mais um pouco.

Adicionar as farinhas previamente misturadas com o fermento à massa, alternadamente com o óleo terminando sempre com a farinha.

Levar a forno pré-aquecido a 180º em forma untada e enfarinhada cerca de 45 minutos.

Nota: Não achei que tenha crescido mais como eles tentam demonstrar, mas ficou mais suave sem dúvida.

Comentários

  1. Bem, tenho que experimentar essa substituição, acho que é passivel de ser aplicada a quase todos os bolos...
    Mesmo assim, o teu bolinho ficou bem grande e ainda por cima mais fofo! I like it!:)

    ResponderEliminar
  2. Por acaso já ando para fazer isto, já vi que funciona. O teu bolo ficou grandinho e parece fofinho. Bjs

    ResponderEliminar
  3. olá

    Também fiz a sugestão do bolo de iogurte tal como vi na televisão e realmente fica um bolo mais leve e fofo, bolo de iogurte é dos meus preferidos!
    o teu está muito bonito, até comia uma fatia com um cafézinho ;) está com um aspecto delicioso!
    bjs
    Bom feriado e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Por acaso já tinha experimentado isso antes do anuncio, no meu bolo de cenoura e é verdade que fica bem fofo.

    ResponderEliminar
  5. Tem excelente aspecto! Eu não vejo televisão (não tenho antena) :P Mas também sou bem mandada, e se calhar é o próximo bolinho a fazer! bjinhos, bom fds prolongado!

    ResponderEliminar
  6. Samma cresceu bem e tem um optimo aspecto essa fatia.
    Notastes diferença no sabor?
    Obrigado pela partilha e adaptação.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Já faço assim antes do reclame!
    Adoro e de sabor fica excelente!!!
    O teu ficou óptimo!!
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Pois eu não vi o anúncio, mas vi que o teu bolo ficou muito bom.
    Por acaso a minha mãe já me tinha comentado sobre esse anúncio, agora que vi o resultado.... é só fazer....
    Bjos grandes e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Querida, eu comi um bolo de iogurte aí em Portugal que era um delícia. Comprei lá no shopping Colombo. Esse seu bolo ficou super apetitoso!!! Já anotei a receita.

    Beijos e obrigada por dividir essa receita.

    ResponderEliminar
  10. Um bolo de iogurte sabe sempre tão bem...é uma daquelas receitas que não cansa!
    A substituição de parte da farinha por maizena torna os bolos com uma miga muito mais fina mas também não vejo o porquê de crescerem mais (pelo menos neste caso em que usas uma farinha já misturada com fermento e tirando parte da farinha estás a tirar fermento também).

    Já agora se queres outra dica se substituires parte da farinha por fécula de batata os bolos ficam muito mais macios!!

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  11. Parece muito fofinho. Tem um aspecto delicioso. :D

    ResponderEliminar
  12. Que máximo....também hei-de exprimentar :)

    ResponderEliminar
  13. E que lindo bolo ficou, lindo e super grande e parece muito fofo:)

    Tenho que experimentar essa farinha,nunca usei.

    bjs

    ResponderEliminar
  14. Ficou uma maravilha o teu bolo e bem grande.Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  15. Se ficou mais suave, já é uma boa razão para experimentar :)

    ResponderEliminar
  16. O crescer não é por aí! Os teus bolos ficam sempre enormes!! Eu às vezes faço essa mistura e acho que os bolos ficam mais macios. Outras vezes uso fécula de batata, por exemplo no pão-de-ló, que também deixa os bolos fôfos e macios.
    Beijocas e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  17. Os bolos com amido de milho ficam mais fofinhos, nos pães é a mesma coisa. Há anos que não faço bolo de iogurte!

    ResponderEliminar
  18. Os bolinhos com maizena ficam sempre mais fofinhos,esse tem muito bom aspecto!

    Beijokas e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  19. O teu bolo ficou enorme e muito lindo
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  20. Ficou com aspecto muito fofo. Eu cá por casa é raro fazer bolos mas ás vezes até me apetecia uma fatia ;)
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  21. Não sabia disso não! Qualquer dia vou testar!!
    Ficou um bolo enorme e a massa muito fofa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Eu adoro Bolo de Iogurte e com maisena deve ficar ainda mais fofinho. Nota-se pelo aspecto. Uma delícia!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  23. Sam amiga! Facílimo, fofo e ainda por cima pode-se a varia-lo... só agradeço a ti por essa receita ótima!
    Beijos

    ResponderEliminar
  24. Eu acho que a farinha maizena torna os bolos mais fôfos e leves, gosto bastante de a usar.
    Ou maizena ou custard.
    O problema é que são bastante mais caras, mas um dia não são dias!!!!!
    Ficou lindo!

    ResponderEliminar
  25. Nossa, que bolão lindo hein, amiga! E parece tão fofinho e saboroso!!!Bjs

    ResponderEliminar
  26. Adorei essa adaptação! E vou tentar nos próximos bolos que fizer... um bj!

    ResponderEliminar
  27. Samma~
    Faço com frequencia o bolo de iogurte,hei-de experimentar com maizena.
    Ficou bonito e amarelinho!
    Bj

    ResponderEliminar
  28. Realmente está com um aspecto bem fôfo
    Beijinho

    ResponderEliminar
  29. Absolutamente maravilhoso, adorei a adpatação da maizena. Tenho que exprimentar x

    ResponderEliminar
  30. Que belo bolo, uma boa sobremesa para as enchilladas do mar (que eu comentei á pouco tempo) ou para se comer por si próprio com um cafezito, adorei este bolo sonho macio e adorável...Miss you already on my blog... Rico-Receitas

    ResponderEliminar
  31. oi,

    Eu acho que já fiz esse bolo e levei para o trabalho. todo mundo gostou.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Que lindão!
    Adoro bolo d eigurte mas por vezes o que junto é fécula.
    :)

    ResponderEliminar
  33. Já vi esse anuncio várias vezes e parece que dá um bom resultado!! Tem um aspecto mesmo bom! Bjs.

    ResponderEliminar
  34. Pois foi à custa dessa publicidade, que me enganei a fazer um bolo. Troquei a Maizena por fécula, por engano mesmo, e o bolo quebradiço, enfim, mas lá se comeu. O teu parece mesmo fofinho. Bjs

    ResponderEliminar
  35. Mas k bolo fabuloso. Ai que vontade de papar! Gostei sim senhora!

    ResponderEliminar
  36. por acaso ja vi mas nunca pus em pratica com alguma receita. ams sem duvida que deve ficar mais fofinho.
    beijinhis

    ResponderEliminar
  37. Oi Samma encontrei seu blog e estou aqui me deliciando. Adorei,
    Esse bolinho gostaria muito de executa-lo, porem o iogurte è de quantos ml??? Obrigada
    Rosi

    ResponderEliminar
  38. oLÁ!

    Ontem fiz este bolo, não deu para tirar fotografia...já não fui a tempo..só sobrou um bocadito:D
    Utilizei iogurte liquido e em vez de oleo misturei azeite porque nao tinha oleo em casa.

    Ficou muito bom!

    ResponderEliminar
  39. por acaso hoje também fiz um bolo de canela e substitui parte da farinha por maizena...notei que ficou mais suave mais fofinho!
    O teu bolo de iogurte tem um aspecto maravilhoso!
    bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Senta-te à mesa...

Mensagens populares deste blogue

Pescada Gratinada com Legumes

Bolo de Laranja $