terça-feira, 21 de abril de 2009

Bolo de Abóbora e Noz



Um bolo muito saboroso e húmido...
A receita foi adaptada daqui

4 Ovos
2 chávenas de Açúcar
1 chávena mal cheia de Óleo (cerca de 3/4)
425 g de Puré de Abóbora (abóbora cozida, escorrida e reduzida a puré)
2 chávenas de Farinha
1 colher de chá de Fermento em pó
1 colher de chá de Bicabornato de Sódio
1 colher de chá de Canela
1 pitada de Sal
1 pitada de Noz-Moscada
1/2 chávena de Nozes picadas

Glacê de Baunilha (opcional):
1/2 chávena de Açúcar em pó
2 colheres de sopa de Leite
1 colher de café de aroma de Baunilha

Misturar bem os ovos com o açúcar, o óleo e a abóbora.

Numa tigela à parte misturar a farinha com os restantes ingredientes (excepto as nozes), e misturar no preparado da abóbora só até estar tudo bem combinado sem bater.

Por fim adicionar as nozes e envolver.

Levar a cozer em forma untada e enfarinhada a 180º cerca de 50 minutos.

Depois de frio decorar com o Glacê, que é feito misturando bem todos os ingredientes e deitando imediatamente por cima do bolo.

Nota: A capacidade da chávena é de 250ml.

47 comentários:

  1. Puxa ca granda bolo!
    E que must de interior fofinho e apetecível!
    Ai, ai, ver isto à hora de almoço já nem apetece comer a sopinha...:)
    Com abóbora, canela, nozes e baunilha, gosto de certeza! 5 estrelas! :)

    ResponderEliminar
  2. Que rico bolo. Adoro nozes, e esse bolo está mesmo lindo. :)

    ResponderEliminar
  3. Que bolo mais lindo... adoro aqueles que levam nozes, gosto de sentir a crocância delas..
    bjo, glau

    ResponderEliminar
  4. Muito lindo e de sabor ainda deve estar melhor.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Que cor tão bonita, mesmo ao meu gosto!
    Já tinha saudades das tuas receitas fantásticas. Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Ainda ficou mais bonito que o original ;)
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  7. Um bolinho bem apetitoso e fica lindo
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. A combinação de abóbora com nozes é bem interessante...gosto de bolos assim, simples e fáceis de fazer, sem muitas milongas. Parabéns. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Tenho visto uns bolos tão bacanas. Já vi que as minhas receitas de queijo, chocolate e baunilha estão ficando sem graça.

    ResponderEliminar
  10. Mais um bolinho lindoooo e com um aspecto delicioso! :)

    ResponderEliminar
  11. Este bolo ficou grande e bonito! Enfim, tudo o que é necessário para se querer experimentar! Eu apenas substituiria a abóbora [não gosto] por cenoura :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  12. Que belo bolo. Leva só coisinhas boas e que eu gosto tanto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. A forma é igual à minha hehe :)
    Rica receita para usar uma latinha de abóbora que está na dispensa.
    A viagem foi boa?
    Nunca mais te vi desparecida :P

    ResponderEliminar
  14. Olá Mesinha!! O teu bolo ficou tão perfeitinho, está lindo!! e deve ser uma delícia :)
    Bjinho

    ResponderEliminar
  15. Este bolo tem apenas um defeito: não está cá em casa!
    Porque agora ao lanche, atirava-me a ele com uma pinta...
    :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Se eu apanhasse uma fatia desse bolo....
    Que lindo,essa fatia é uma tentação!
    Bj

    ResponderEliminar
  17. Belissiomo bolo e crescido.
    Já estava com saudades de ti...sempre vou-me regalando com o que fazes e não engordo.
    bjs

    ResponderEliminar
  18. Tão lindo!!!!! Adoro essas nozes pelo meio :P

    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. San esse bolo deve ficar uma loucura menina! Ah me deu muita vontade de fazê-lo! Eu acho que com a calda fica ainda melhor. Eu gosto de bolo molhadinho. Delcia de bolo! Igual aos teus eu to pra ver!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Já há ãlgum tempo que não vinha aqui e assim que abro o teu blog dou de caras com este bolo fantástico de abóbora e noz!!! Adoro abóbora e nozes!!!
    Ia passar para te mamdar um beijinho e acabo a babar-me para este bolo com um aspecto fantástico!

    Bjcs grandes!

    ResponderEliminar
  21. Os teus bolos são sempre fantásticos, sempre que abro o teu blog e vejo a KitchenAid, penso sempre que tenho que comprar uma igual.
    Bjos

    ResponderEliminar
  22. Esse bolo tem excelente aspecto! Nunca provei abóbora em bolos :|

    ResponderEliminar
  23. Abóbora e nozes ficam a matar! O bolo deve ficar com uma consistência super húmida e o glacê de baunilha deve ficar delicioso!

    ResponderEliminar
  24. Se nao fosse a distancia e a tela do pc, te juro ue ja teria roubado este seu bolo...hahahahhahahaha

    bjsssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  25. Excelente aspecto =)

    Muito bonito, com boa escolha de palactos.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  26. Muito bom, tenho um bolinho assim parecido e gosto muito, é uma combinação de ingredientes muito boa :-)

    ResponderEliminar
  27. Samma o teu bolo ficou lindissimo.
    E tem um aspecto por dentro que até me deixou com água na boca.
    bjinho

    ResponderEliminar
  28. Ficou enorme!
    Desses é que eu gosto, deve ser pouco bom, deve
    Bjos

    ResponderEliminar
  29. Fantástico, o próximo bolo a fazer.
    Tenho bué puré de abóbora congelado, estou a precisar de espaço e daqui a nada é natal e há mais abóboras outra vez, lol.

    ResponderEliminar
  30. Lindo bolo! Dá vontade de fazer um também. Bjs. Suzel

    ResponderEliminar
  31. Ficou lindo e apetitoso!
    Adoro esta, forma é muito bonita!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  32. Combinação perfeita! Então em doce acompanhado com requeijão... yami!
    beijinho

    ResponderEliminar
  33. Miúda ficou maravilhoso adorei um beijinho...

    ResponderEliminar
  34. esta uma maravilha este bolo. da vontade de trincar mesmo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  35. I love the height of this cake. It look lovely.

    ResponderEliminar
  36. Bolo de abóbora é uma delícia, com nozes fica melhor ainda.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  37. Isto é que é um bolo, adorei tudinho. Desde os ingredientes á apresentação.
    Com a tua autorização fiquei com a receita.
    Excelente x

    ResponderEliminar
  38. muito bom ja fiz e todos gostaram dos meus preferidos.

    ResponderEliminar
  39. ola ,realmente este bolo e mesmo bom ,um sucesso ca em casa ,todos adoram ja perdi a conta de quantos ja fiz ,obrigada por partilhar.....

    ResponderEliminar

Senta-te à mesa...