Bolo Rainha



Aproveitando a sugestão de Bolo-Rei da revista da Lusitana , e como não sou grande apreciadora de frutos cristalizados, embora seja, e muito, de frutos secos, resolvi fazer um Bolo Rainha que ficou uma maravilha, não quero outro...

1 embalagem de Farinha para Pão de Brioche
200 ml de Água
250 g de Frutos secos (amêndoa , noz e pinhão)
2 colheres de sopa de Vinho do Porto
Raspa de 1/2 Laranja
1 Ovo batido para pincelar
100 g de Frutos secos para decorar
Coloque a água tépida na cuba da máquina do pão e junte o conteúdo da embalagem, seleccione o programa de massas levedadas ou massa de pizza.

Quando programa terminar, adicione os frutos secos, o vinho do Porto e a raspa de laranja e seleccione novamente o programa de massas levedadas ou pizza.

Quando terminar retire a massa da cuba para uma superfície enfarinhada e molde uma coroa.

Coloque num tabuleiro untado, tape com um pano e deixe levedar em lugar quente, (eu ligo o forno uns 3 minutos e depois apago-o e meto o bolo lá dentro, conserva quente e leveda muito).

Depois do bolo levedado, pincele com o ovo batido e decore com os restantes frutos secos.

Leve a forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 minutos.


Comentários

  1. que delicia!eu tambem prefiro sem frutas cristalizadas,bjs

    ResponderEliminar
  2. Façamos um trato...faz dois destes...um assim e outro com frutas, o de frutas eu como, e este aí também...hahahahahaha

    bjssssssssssss

    ResponderEliminar
  3. Mesoca,
    Já eu gosto tanto dos frutos cristalizados quanto dos secos, nos bolos. E, principalmente, por volta da época do Natal sempre testo receitas para fazê-los! Esse teu ficou com um aspecto maravilhoso, huumm.
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Querida Samma!!!!

    Já que pastiste essa fatia, não faz mal, pode ser para mim ;)

    Bjocas

    ResponderEliminar
  5. Essa rainha é de reino rico! Poxa que bolo rainha mais recheadinho e apetitoso.

    Adoro adoro adoro bolo rainha. Bem mais do que o bolo rei. O teu então...deve estar um luxo. Coisa fina hein!

    ResponderEliminar
  6. Oi
    Parece que tá uma delicia à foto tá linda.
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderEliminar
  7. Fruta cristalizada também não é comigo!
    Este Bolo Rainha ficou lindo. Será que me atrevo a fazer um este ano?!? Com a MPF é mais fácil atrever-me!
    Também me inscrevi para receber a revista, mas nunca enviaram... fico-me pela versão para download... sempre se poupa papel!
    Beijinhos.
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Lindo e delicioso!!!!
    Também prefiro sem as frutas cristalizadas, pois adoro os frutos secos!!!!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. O bolo ficou lindo.
    Eu, também, dispenso as frutas cristalizadas.
    Prefiro os frutos secos.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Menina que bolo arrasador!!! Maravilhoso!!!!
    Adorei!

    ResponderEliminar
  11. Minha querida o bolinho ficou lindo...um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Como não aprecio as frutas cristalizadas este estava óptimo para mim!! E ficou P-e-r-f-e-i-t-o!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Eu não gosto nada nada de frutos cristalizados mas adoro tudo que é fruto seco :)
    Bolo rainha é o preferido cá em casa :)

    ResponderEliminar
  14. Assim por volta das 16:30 podes enviar uma fatia dessa rainha, mas assim GRANDEEEE para o meu lanchito?:)

    Que delicia...

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Adoro esse tipo de bolo com frutos da época de fim de ano, ficam muito saborosos. Gostei muito desa sua receitinha. beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Tambem o prefiro assim e o teu ficou bem bonito!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  17. Ai que delicia! Tem nozes, ia gostar de certeza!!!

    Nessa mesa não há lugar para mais um?hehe

    bjos

    ResponderEliminar
  18. Samma ficou lindo este bolo!
    Eu gosto tanto de frutas secas quanto cristalizadas.
    Nesta época do ano, que tanto adoro, são uma delícia!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  19. Eu tb recebi a revista e fiquei a matutar, e tb não gosto de frutas cristalizadas, prefiro muito mais esta versão, ficou uma maravilha.
    bjssss

    ResponderEliminar
  20. Está lindo, e se ficou aprovado, foi experimentar! bjinhos

    ResponderEliminar
  21. Samma,

    O natal já chegou por aqui, hein? Menina que loucura. O bolo rainha está que é uma maravilha, está lindo de morrer. E aquela árvore de natal iria enlouquecer as crianças aqui em casa. Muito linda e caprichada. Sabe que aqui só vamos montar a árvore lá para o dia 10 de dezembro, quando o povo sai para cortar árvores na floresta.

    Beijinho,

    C.

    ResponderEliminar
  22. Esse é o meu bolo preferido, e tenho lá em casa um pacote dessa farinha, acho que vou experimentar.
    O teu ficou perfeito e apetitoso. O ano passado tentei fazer um, saiu saboroso mas o aspecto meu deus, uma anormalidade, vamos ver se este ano acerto com o tamanho do buraco hehehe
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Isto SIM! AGRADA-ME!!! mto! detesto bolo rei pelas frutas todas!! ADOREI o Bolo Rainha!!!! GOSTEI!

    ResponderEliminar
  24. ficou lindo o teu bolo rainha. dá vontade de comer 1 fatia

    ResponderEliminar
  25. Eu nem sabia que havia um Bolo Rainha....vivendo e aprendendo....
    Adorei esse também!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. eu tb não gosto de frutos cristalizados ,mas o bolo rainha que delicia...
    o teu ficou realmente com muito bom aspecto
    uma receita a exprimentar sem duvida obrigado por partilhares

    ResponderEliminar
  27. Eu tb sou mais rainha!
    Adoro frutos secos.

    Essa interior está perfeito - adorei.

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  28. Ficou maravilhoso o teu bolo rainha. Eu também não aprecio frutas cristalizadas mas este teu bolinho, uiiiiiii.

    ResponderEliminar
  29. he he...
    eu assim que recebi a revista fui comprar os ingredientes...
    mas ainda não tive tempo para experimentar...
    Ora pois... então está aprovado aqui na mesa?!?
    :P

    ResponderEliminar
  30. Muito bom :) Gosto imenso :)

    Beijocas grandes***

    ResponderEliminar
  31. Boa noite! Atreves do blog de muitos amigos vim conhecer o seu, parabens por tantas gostosuras! Acho que temos em comum o gosto pelos acessorios de cozinha, tbm adoro. Ja estou seguindo, volto sempre!
    Quando puder me visite:
    www.eternosprazeres.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Samma... o teu bolo ficou maravilhoso. E depois é o bolo que mais gosto lol
    Bjokas

    ResponderEliminar
  33. adoro bolo rei e amo bolo rainha!
    o teu bolinho está genial, está lindo e apetecia-me devora-lo todinho!

    ResponderEliminar
  34. samma este bolo tamebm e mais apreciado la em cas que o tradicional bolo rei sobretudo eu!
    nao aprecio muito as frutas como por comer prefiro assim com os frutos.
    ficou enorme.pena nao ter mp mas acjo que vou tentar na mesma
    beijocas

    ResponderEliminar
  35. Que bolo lindo! As fotos ficaram super lindas também! Adorei! Bjinhos

    ResponderEliminar
  36. Hello! Viajada outra vez? :P

    Quantas delícias eu tenho perdido!
    Já se sabe que eu, rapariga de boa boca, gosto de frutas cristalizadas. Por isso comigo tanto marcha o rei como a raínha lol

    Ficou muito bonito, sim senhora :)

    ResponderEliminar
  37. Olá,Samma!!
    Esse bolo rainha,lindo,divino!!
    e deve ser muito bom.Tb tenho um bolo rei a levedar neste momento,tenho um grande apreciador cá em casa:),de bolo rei:):)

    bjsss

    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  38. e já andamos todas ao mesmo n é verdade?? :) Muito bom aspecto esse!!

    ResponderEliminar
  39. Experimentei esta tua receita e, mesmo cometendo alguns erros, que a minha azelhice não permite evitar (esqueci-me da raspa da casca de laranja) o bolo ficou super bom.
    Para mim é uma grande vitória, pois só as receitas da e com a Bimby, até agora, é que me saíam bem. Obrigada.

    ResponderEliminar
  40. Gosto dos dois, mas este teu bolinho ficou fantástico, apetece mesmo comer.
    Bjs

    ResponderEliminar
  41. Eu gosto muito mais desta versão com frutos secos, ficou lindo!!!

    ResponderEliminar
  42. ainda hoje fiz brioche e lembrei-me que com uns ovos, um pouco de açucar e uns frutos aquilo ficava um optimo bolo rei... e tu aqui ja com uma receitinha para eu usar... heheh vou ter mesmo que experimentar!! beijinhossssssssss

    ResponderEliminar
  43. Olá...ontem fiz o bolo! Gostei! Da próxima vez vou fazer uma coroa mais larga para levedar mais e colocar um pouquinho de açucar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  44. Está muito bonito. Eu fiz o ano passado, este ano ainda não pus a mão na massa.
    Também vi na revista, mas ainda não experimentei a mistura das farinhas.

    ResponderEliminar
  45. Olá,

    Que bom aspecto tem o bolo, estou tentada a fazê-lo.
    Qual é o tempo que tem de ficar a levedar?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  46. Olá anónima :D se utilizares o truque do lugar quente 1/2 hora é suficiente :*

    ResponderEliminar
  47. Querida Samma,
    Fiz este teu bolinho, mas na versão masculina, Bolo Rei e foi um sucesso.
    Adorámos.
    Votos de boa semana.
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  48. ola . dei uma espreitadela neste blog estou deliciada .bem o bolo rainha deixou me desejosa amanha vou fazer .tem um aspeto botimo.obrigado pelo blog e muitos parabens.FLOR

    ResponderEliminar
  49. Vi esta receita no blog da Argas (http://ostemperosdaargas.blogspot.com/2009/12/bolo-rainha.html) e vim conhecer o teu blog. Muito bom!

    ResponderEliminar
  50. Ah este vai ser testado em 2010 de certeza .
    Bellissímo Bjs**

    ResponderEliminar
  51. ola
    sou apreciadora e visitante assídua do seu blog. E gostaria de saber se esta receita pode ser feita em fez da máquina de fazer pão num batedeira normal.
    obrigada
    P.S. Se faz favor de enviar a resposta para o email: armanda.55@hotmail.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Senta-te à mesa...

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Iogurte e Maizena

Pescada Gratinada com Legumes

Bolo de Laranja $