sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Pão Rústico Nacional


Eu tenho uma MFP mas não a uso, porque a minha MFP tem mais de 10 anos e está completamente ultrapassada, qualquer pão que eu tente fazer hoje em dia por mais pequeno que seja, vem por fora, as farinhas e os fermentos são muito mais eficazes do que quando eu a comecei a utilizar.
De qualquer maneira e em abono da verdade eu nunca gostei do sabor do pão feito na MFP, gosto isso sim do lado prático da máquina, uma máquina em que deitamos tudo lá para dentro e viramos costas, é bom.
Muitas vezes a utilizei apenas para amassar, mas hoje já não o faço pois lavar por lavar, prefiro lavar a kitchen aid que é mais fácil.
E na continuação das sugestões com produtos pré-feitos ou pré-preparados, trago um pão rústico feito com a farinha Nacional, para máquinas de pão, mas feito sem ser na máquina de pão.
Já aqui tinha feito uns pãezinhos com a farinha do Lidl, que também é muito boa, mas mais peganhenta, logo mais difícil de trabalhar à mão.

350 ml de Água morna

Na tigela de uma batedeira montada com as pás de amassar colocar a água morna e a farinha, bater em velocidade média, durante 15 minutos.

Findo o tempo, tapar com um pano a tigela e deixar a massa descansar, eu deixei 1 hora, perto de uma fonte de calor (a lareira....).

Com as mãos enfarinhadas , polvilhar a massa com farinha e dar a forma desejada, levar a forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 45 minutos, mas este tempo é muito relativo convém vigiar o forno, verificar que a crosta está na cor desejada e bater com os nós dos dedos até soar oco.

25 comentários:

  1. Ainda no outro dia experimentei essa farinha exactamente na minha MFP... gostei imenso do resultado, mas acho que da próxima faço 50/50.
    O teu pão está mesmo "de se comer" :)

    Jinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Assim ficou um belo pão e enorme, está mesmo bonito!! ;)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Também já me abasteci destas farinhas agora para a altura do Natal, em que sabe sempre bem um pão acabado de fazer para os encontros de família.
    O teu está fantástico! Ofereço-me para o provar!!!!

    ResponderEliminar
  4. MFP desde há 10 anos??? Caramba... isso é que é evolução! E eu a pensar que na área de tecnologia estava em dia... Samma, só há pouco tempo é que conheci as MFP... prontos, não batam mais no céguinho... nem tudo se pode saber na vida... e aprender até morrer.
    Quanto à sua posição sobre a MFP, sou quase da sua opinião com um pequeno pormenor. As máquinas são perfeitas ajudantes do dia a dia, sejam em que área for, mas nunca ultrapassam o tradicional trabalho manual. E sou dos tempos em que os meus avós faziam as refeições em tachos de barro, sobre fogões a lenha ou a petróleo, e as mãos é que eram umas verdadeiras máquinas...
    Mas actualmente, confesso que prefiro fazer o pão na MFP que à mão... é como você diz: tudo lá p'ra dentro, fé em Deus e sai pão passada uma hora e picos... e mais económico que o comprado no padeiro...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Belo pãozinho... passa aí a manteiga sff.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Sá agora reparei que está a nevar nesta cozinha.

    ResponderEliminar
  7. também não fazia ideia que há 10 anos atrás já existiam máquinas de pão... lol
    mas o que sei dizer é que esse teu pão tem muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  8. Rico pãozinho pode ser uma fatia para esta mesa!Um beijinho...

    ResponderEliminar
  9. Realmente foste uma pioneira nas MFP :)
    Eu adoro o pão feito na MFP!
    Se calhar, hoje em dia, a máquina já tem outros mecanimos que permitem fazer um pão melhor. Ainda não experimentei as farinhas do Lidl nem da Nacional. Mantenho-me fiel ao fermento de padeiro fresco e à farinha 65. Mas são bem mais práticas essas :)

    ResponderEliminar
  10. Aiii pãozinho.....que bom!!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Um belo pãozinho.
    Ficou com um aspecto excelente.
    Desejo-te um feliz fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Fez-me lembrar o jingle "O que é Nacional é booooooooom!".
    As máquinas são o que são, máquinas, ajudam, mas mãos são sempre mãos. Uso muito tb para amassar e depois retiro, estico, moldo, dobro, enrolo, corto, entranço, enformo... (coitada da massa) à mão.

    ResponderEliminar
  13. Teu pão ficou lindo e neste exato momento estou aqui passeando e esperando dois pães assarem. Pães de batata doce, amarelinhos e deliciosos. Aprendi a faze-los há pouco e já os eu amo!
    Mas sou totalmente preguiçosa no uso máquinas. Eu uso as mãos para quase tudo, exceto triturar. Faço pão misturando primeiro com a colher de pau e então as mãos. E bato quase tudo com o batedor de mão. Acho lindas as máquinas mas não as uso.

    Abraços,

    C.

    ResponderEliminar
  14. Samma, confesso que também não sou fã do sabor do pão feito na MFP, à excepção dos pães doces.
    Mas gosto de amassar lá a massa. Depois tiro, moldo e forno!
    E ficam tão bons!
    beijinho

    ResponderEliminar
  15. não conheço a tal farinha, mas a foto me diz que ficou muito bom! passando uma manteiguinha numa fatia torradinha, hummm, delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Realmente com a ajuda da máquina, tudo se torna mais facil.
    Mas eu como prefiro pão fresco todos os dias, acabei por dar a minha MFP, também porque não gostava muito do sabor do pão feito na máquina.
    Este ficou lindo!
    Bjos

    ResponderEliminar
  17. mas que belo pãozinho, comia uma fatia agora ;)

    ResponderEliminar
  18. nao conhecia essa farinha. adorei o pao, ficou com uma crosta e uma cor "rústica". Eu nao tenho mfp e para dizer a verdade nao lhe acho muita graca. assim os paezinhos ficam bem melhores ;-)

    ResponderEliminar
  19. Olá! Eu estou começando nestas andanças de fazer pão em casa... é uma terapia, ainda para mais com uma kitchenaid. Já experimentei esta farinha sem ser na máquina de fazer pão e gostei, apesar de preferir juntar os ingredientes. Mas gostava de fazer uma pergunta mais "técnica", já que trabalha com uma batedeira KitchenAid. A velocidade média é quanto? 2,4? É que quando quando ponho a massa a amassar a minha máquina parece que salta e mexe-se muito, é normal? sinto que posso estar a estragar quando bato assim massa de pão! na vedlocidade 2 ainda vá lá, mas na quatro ela salta muito! Acontece com a sua batedeira?

    ResponderEliminar
  20. Mari, ela salta um pouco sim, mas qd é assim eu baixo um pouco , até a massa estar mais homogénea e já dá para aumentar. Velocidade média é 4, embora ninguém diga que aquilo é médio tal é a força que a bichinha tem :-)

    ResponderEliminar
  21. Oi! realmente a batedeira é óptima, obrigada pela dica e continue com boas receitas como nos tem brindado até agora...

    ResponderEliminar

Senta-te à mesa...