Baklava



Baklava está entre as minhas sobremesas preferidas, para quem adora comida grega como eu, é o coroar da refeição, raramente em Portugal a como porque os restaurantes gregos com muita pena minha não abundam.
A receita é de um livro de cozinha grega como não podia deixar de ser, e há um sem número de variantes, sendo esta a minha preferida.
Para quem não é apreciador de doces e nunca comeu baklava, nem vale a pena tentar, como qualquer doce que seja oriundo de país com Verão quente, é muito doce...mesmo como eu gosto...

Calda:
1 chávena de Água (a chávena tem a capacidade de 250ml)
1 e 1/2 chávena de Açúcar
60 ml de Mel
Sumo de 1/2 Limão

Massa e Recheio:
10 folhas de Massa Filo
100 g de margarina derretida

200 g de Amêndoas moidas
200 g de Nozes moidas
4 colheres de sopa de Açúcar
1 pitada generosa de Noz-Moscada
1 pitada generosa de Cravinho em pó
1 colher de chá de Canela em pó
Fazer a calda, levando todos os ingredientes excepto o limão, ao lume e quando começar a ferver marcar 10 minutos, terminado o tempo juntar o sumo de limão e deixar ferver mais 10 minutos. Reservar.

Misturar, as nozes, amêndoas, açúcar e as especiarias e reservar.

Untar um tabuleiro com margarina, colocar uma folha de massa filo, pincelar com margarina derretida, colocar outra folha por cima pincelar novamente, juntar parte do recheio de nozes, repetir esta operação, até esgotar os ingredientes terminando com 2 folhas de massa filo pinceladas com margarina derretida.
Cortar a massa com o formato desejado antes de ir ao forno.

Levar a forno pré-aquecido a 180 º cerca de 30 minutos.

Tirar do forno e deitar imediatamente a calda por cima.

Deixar arrefecer bem até consumir e não guardar no frigorifico.

Comentários

  1. Descobri acidentalmente o Blog e já sou seguidora assídua!
    Nem quis acreditar quando vi a esta receita aqui...é que também eu sou fã incondicional da gastronomia grega. Que saudades... vou já experimentar a receita, tem um aspecto fantástico.
    Obrigada e bom apetite:)

    ResponderEliminar
  2. Tem muito bom aspecto, mas realmente é doce demais para o meu gosto!
    Mas claro que um pouquinho provo sempre!!!!
    Ficou espantoso.

    ResponderEliminar
  3. Jesus!! Que aspecto!! Deve ser tão bom...
    Hei-de experimentar. Duvido q fique tão bem feitinha com a tua mas vou tentar :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Tem um nome estranho... mas tem um aspecto... já estou com agua na boca!!! :P

    ResponderEliminar
  5. sammita que deliçia,adorei amiga,mas ke bom aspecto,até faz doer o estomago de tanto olhar e engolir a baba toda,jinhos amigaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  6. Pois eu como adoro coisas doces, para mim está bem...só comi uma vez este doce, nem sequer saberia fazer...aré ver a tua receita.
    Espectacular.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Querida Samma,
    Eu também adoro baklavá... às vezes, para fugir um pouco à versão original, acrescento umas maçãs pelo meio... também fica óptimo...
    O teu ficou sensacional.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. que bueno ,,en casa les gusto mucho cuando lo prepare,un abrazo

    ResponderEliminar
  9. Já experimentei mas nunca preparei,acho umdoce fino muito saboroso.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  10. Eu já comprei nas lojas Turcas, até pensava que a origem era Turca, achei muito doce, mas gosto sempre de provar as iguarias mais conhecidas de cada País.
    Pela a foto ficou excelente.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Eu pensei que fosse um prato salgado. Um doce com massa filo deve ser bem gostoso!

    ResponderEliminar
  12. PARECE-ME ESPECTACULAR!
    BEIJINHO.

    ResponderEliminar
  13. Amiga,doces é comigo,por isso nunca ia achar esse muito doce!!!
    Estou como as restantes meninas,está mais do que perfeito!!!
    Beijos grandes.

    ResponderEliminar
  14. nunca provei mas esta com um aspecto delicioso!!!

    smsnartes

    ResponderEliminar
  15. Eu nunca comi mas gostava de experimentar até porque tenho curiosidade em trabalhar com a massa filo :)

    ResponderEliminar
  16. Também já provei, mas não fui eu que fiz. Dá um bocadinho de trabalho, mas o resultado compensa. Parabéns, excelente receita.

    ResponderEliminar
  17. Samma,
    Que lindo baklavá!De certeza que está delicioso!!
    já estive para fazer esta sobremesa, mas ainda não fiz,com medo de a comer eu toda :)porcausa dos esquisitos,mas não fico sem experimentar.:)


    bjs

    ResponderEliminar
  18. Acreditas que comprei uma embalagem de massa filó para fazer esta receita e ainda não a fiz, ainda por cima deixei passar a validade :(
    A tua ficou um "estrondo"
    Bjos

    ResponderEliminar
  19. bem que bonito e aptitoso!!
    eu tambem adorooo doces eu cá ia adorar d certeza!!
    bjs

    ResponderEliminar
  20. Samma, eu tenho a certeza que vou adorar, mas é tão calórico que me proíbo de fazer.
    Mas está na lista, vou olhando e adiando...
    Há-de surgir oportunidade, mas tem que ser com mais convivas para partilhar a desgraça!
    :)

    Que beleza. :)

    beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Eu acho que ia adorar este doce, pois sou bem gulosa! hehe :P
    É impressionante essa fatia, deve ser divinal!! Beijocas

    ResponderEliminar
  22. bem.. isso deve ser uma coisa fantástica!

    ResponderEliminar
  23. Por acaso já tive a sorte de provar e achei divinal, a diferença é que era feita com massa folhada!Bjs

    ResponderEliminar
  24. Nunca provei mas só pelos ingredientes dá para ver que é maravilhoso!!

    Ah...e sempre ouvi dizer que o doce nunca amargou ;)
    Bjitos

    ResponderEliminar
  25. Nunca fiz mas tive oportunidade de o provar e gosto,não tinha a receita original.
    Obrigada!
    Bj

    ResponderEliminar
  26. Adoro.
    Já comi várias vezes e gosto muito.
    Fiquei com a tua receita pois nunca intentei fazer. Obrigada x

    ResponderEliminar
  27. Olá minha amiga!
    Penso que essa massa filó é a massa folhada, não é? Eu fiquei com água na boca só de ver essa massa tão fininha com esse recheio maravilhoso.... hummm.....

    Grande beijo para você

    ResponderEliminar
  28. Eu sou louca por este doce! Aqui nos EUA se encontra com facilidade.
    Me espanta a simplicidade com que é feito. Um dia vou tentar para ver se acerto.
    Ficou maravilhoso!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  29. Que bom aspecto!! Nunca comi...mas tem tudo, tudo para me agradar! bjinhos, vizinha!

    ResponderEliminar
  30. Nunca provei, mas pelo aspecto deve ser muito bom :)
    Parabéns pelo blog, tem receitas maravilhosas ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  31. Também gostei desta! Aliás eu gosto de todas as tuas sobremesas, bolos e afins.

    Bjoka

    ResponderEliminar
  32. Samma, que audácia! Desconhecia a receita, mas só pode resultar bem, frutos secos com massa filo. Engraçado referires que é uma sobremesa se Verão, eu associaria mais ao Outono, ou melhor, acho que teria mais prazer em comê-la no frio :)

    ResponderEliminar
  33. Olá!!

    O meu computador de vez em quando "passa-se" e embirra com certas páginas!...desta vez era com a tua e sempre que tentava abrir as tuas baklavas aparecia-me uma mensagem de erro e a página fechava-se sem me dar hipótese de comentar.
    Não entendo porquê, mas volta e meia acontece-me isso com alguns blogues!!

    A tua baklava ficou com um aspecto delicioso!! Eu adoro esta sobremesa e todas as suas variantes e esta ficou excelente!:)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  34. eu nunca fui a restaurante grego nem conheço muito da sua cozinha, mas esta sobremesa bem docinha deve ser um regalo.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  35. Ora aí está algo que eu nunca vi nem ouvi, daí ter ficado tão curiosa e até li o post duas vezes! Deduzo que aí por casa desapareça num instante, visto que não pode ir ao frigorífico! Bom, mas pelo que me apercebi tu não te importas nada, pois não :)

    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  36. Esta sobremesa deve ser divinal, que aspecto!
    Um dia destes vou experimentar,
    bj

    ResponderEliminar
  37. Pois parece uma maravilha. Adoro os ingredientes que leva. Irei experimentar.

    ResponderEliminar
  38. O seu blog tem cá umas coisas...interessantes é claro, este chazinho vai fazer as delicias do Leo

    Parabéns bjs
    Irene Bastos

    Blog-tesouros da irene

    ResponderEliminar
  39. Adorei tudo em seu blog, parabéns!
    Vou acompanhá-la desde já.
    bjks

    ResponderEliminar
  40. Para mim é muito, mesmo muito doce, mas o aspecto é uma tentação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Já fiz uma vez essa receita. É uma pequena delicia :D
    Jinhussss

    ResponderEliminar
  42. É uma delícia e estão com um aspecto...

    A foto trouxe-me óptimas recordações...

    ResponderEliminar
  43. Ui!!! Adorei os ingredientes todos e ainda por cima bem docinho como eu gosto :) Nunca comi comida grega, mas se for tudo como esta receita é uma perdição :)

    ResponderEliminar
  44. Uau!!! Passou a ser uma das minhas receitas favoritas também!!! Nunca comi, mas já me sinto viciada! Só que dá um certo trabalho, hein?

    Beijocas

    ResponderEliminar
  45. Olá! Esta é uma das sobremesas preferidas do meu marido(ele é grego), mas ainda não tive oportunidade de fazer essa receita, tenho de experimentar! Outra muito boa que adoro é Bougtsa! Tenho a receita mas tb ainda não fiz!
    Parabéns está com aspecto delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  46. Só pela fotografia já me apetece provar!
    Delicioso!!
    bjs

    ResponderEliminar
  47. Sobremesa fantástica!
    Eu não posso de todo fazer esta super delícia calórica aqui por casa...só eu é que como e, depois como é que faço? Não saio à rua porque a roupa não me serve!
    Parabéns!

    Beijocas
    Sónia

    ResponderEliminar
  48. Eu adoro comida grega,tenho uma amiga que mora lá.
    Quando encontramos ela passa algumas receitas, mas
    essa ela não passou,vou tentar fazer.
    Edilia

    ResponderEliminar
  49. Adoro esta sobremesa, é muito doce, costumamos pedir uma para dois, no restaurante Israelita servem com chantilly *yummi* :-P
    Vem mesmo a calhar, tenho umas folhas de Massa Filo, e estava indecisa sobre o que fazer com as ditas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  50. Oi, eu tive em Istanbul e experimentei a baklava turca e é bem diferente da foto q vcs tem aki. Eu fikei viciada nakilo e aki no Brasil nao tem. Keria mt saber se alguem sabe... me parece q a turca tem mais pistache, pk fica mais verdinha. Realmente a aparencia é bem diferente e o sabor tambem deve ser. É divino. Se alguem puder me ajudar com essa receita...

    ResponderEliminar
  51. Adriana a turca é diferente da grega, há maneiras diferentes de fazer baklava, aconselho-a a fazer uma pesquisa no google e tb no youtube e estou certa que vai encontrar a que procura. beijinho e obrigada pela visita ♥

    ResponderEliminar
  52. sempre quis aprender esta receita beijinho obrigada....esta fabulosa

    ResponderEliminar
  53. Comi no sábado, feito por uma amiga arménia e é simplesmente delicioso. Antes de pôr no forno, ela deu cortes ligeiros na massa e só cortou os losangos depois de cozido.No fim,pincelou de ovo. Ela diz que no seu país fica 6 vezes o tamanho porque a massa folhada é feita em casa. Cá optou pela massa comprada.Não é a mesma coisa mas como foi a 1.ª vez que provei, adorei!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Senta-te à mesa...

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Iogurte e Maizena

Pescada Gratinada com Legumes

Bolo de Laranja $