Bolo de Cerveja $



Este bolo que é feito há décadas em minha casa, é sem dúvida um bolo de memórias...
Adaptado de uma velhinha tele-culinária que me acompanha até hoje.

400 g de Açúcar
200 g de Margarina
4 Ovos
150 ml de Cerveja Branca
350 g de Farinha
2 colheres de chá de Fermento em pó

Amassar a margarina com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado.

Adicionar os ovos uma a um, batendo sempre entre cada adição.

Juntar a cerveja e bater tudo durante cerca de 2 minutos.

Por fim adicionar a farinha previamente misturada com o fermento, envolvendo bem mas sem bater.

Levar a forno pré-aquecido a 180º em forma untada e enfarinhada, durante cerca de 45 minutos.


Imprimir Receita

Comentários

  1. Que lindo bolo amiga,lindo mesmo para um chazinho ou com 1 cervejinha hihihihihi,jinhosss

    ResponderEliminar
  2. Um bolo simples de fazer, mas com muito muito sabor;) O sabor da infância!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bela sugestão!!
    Nunca comi bolo que levasse cerveja mas confesso que fiquei curiosa.
    O bolo ficou com uma consistência magnífica, gostei!!
    Um dia destes tenho que experimentar.
    Não fica a saber muito à cerveja?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. ♥ Obrigada a todas :)

    paulinha sabe a cerveja, mas não exageradamente ;)

    ResponderEliminar
  5. Ando há que tempos para experimentar um bolinho com cerveja! Acho que vai ser desta!!!
    Babette

    ResponderEliminar
  6. tem ar de ser muito fofinho!!
    adoro bolos fofinhos e pouco doces! este está mesmo a pedir um copo de leite frio!!

    um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Este bol oé super simples e deve ser óptimo por ter o sabor de cerveja. Já fiz pães de cerveja, mas bolos nunca! Óptima receita! Bjs

    ResponderEliminar
  8. Nunca experimentei mas já ouvi falar muito bem deste bolo!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. conbfessoq ue bolo de cerveja me soa u pouco estranho hehe
    mas achoq ue so porque nunca comi
    tenho que experimentar
    a receita ja a levo
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que linda textura...nunca experimentei com cerveja...mas parece óptimo!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Adoro bolo de cerveja e este está com excelente aspecto. Bjs

    ResponderEliminar
  12. Que cosa rica de bizcocho!!! yo hago uno parecido pero siempre me lio con las dos cucharadas de fermento... equivalen a un sobre de royal??? Sin duda haré esta receta.
    Un besiño.

    ResponderEliminar
  13. Adorei a textura deste teu bolo, tem mesmo aspecto de ser muito bom. Vou levar a receita comigo. Bjs

    ResponderEliminar
  14. Este bolinho.... Tem aspecto de ser delicioso... Tem uma textura húmida (parece), o que torna os bolinhos ainda melhores!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adorei a última foto!
    Ficou um super bolo. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Esse é um Bolo que também me trás muito boas memórias, tal como um que a minha mãe fazia de pão ralado que também era uma delicia.
    Há séculos que não como, nem um, nem outro.
    Adoro a 3ª Foto, o cenário é maravilhoso e convidativo ao piquenique ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Olá Samma,

    este bolo interessa-me!
    Já em tempos fiz pão de cerveja e ficaram deliciosos. E também gosto imenso de frango de cerveja, pelo que aposto que o bolo de cerveja é uma especialidade.
    Obrigada pela partilha da tele-culinária ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Ahh vou fazer, parece uma delicia!

    ResponderEliminar
  19. Que consistência maravilhosa que esse bolo tem!!!!
    Confesso que fiquei muito curiosa para o provar...

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  20. e são exactamente bolos como este dos que eu mais gosto. Bolos que já foram feitos e refeitos com ingredientes tão básicos e que sempre mas sempre são deliciosos... cá para mim sempre os melhores
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Ja tinha visto com refrigerantes, agora com cerveja, pra mim é novidade... gostei

    ResponderEliminar
  22. Esse bolo tem um aspecto fantástico, e saboreado nessa paisagem mas que bem deve saber!! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Que lindo bolo, nunca diria que levasse cerveja....tenho que experimentar, fiquei curiosa!
    bjs

    ResponderEliminar
  24. É estranho, mas tem um aspecto mesmo fofinho!! bjinhos

    ResponderEliminar
  25. Aqui esta uma receita que nao conhecia de todo, deve ficar bem fofinho :)

    ResponderEliminar
  26. Eu não gosto de cerveja, mas tem um aspecto superior.
    Besitos.

    ResponderEliminar
  27. Que bolo mais lindooooooo, vou fazer com certeza! Amei as fotos! Bjinhos

    ResponderEliminar
  28. O teu bolinho está lindo...com um aspecto delicioso!!! :) Confesso que é o primeiro doce que vejo a levar cerveja...logo, será uma receita a experimentar. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. HUmmmmmmmmmmmm
    Até me deu fome, posso me servir?
    é que está com bom aspecto...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  30. Mas eu não conhecia este bolo.
    Adorei a cor e a consistência ♥

    ResponderEliminar
  31. A minha sogra faz este bolo muitas vezes e ainda não tenho a receita mas adoro!!!

    Bjinho

    ResponderEliminar
  32. tem um aspecto fantastico....
    bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  33. O aspecto deste bolo é delicioso e as fotos estão muito bonitas, com esse bocadinho de uma paisagem alentejana a espreitar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  34. Também adoro bolo de cerveja e o teu está com um aspecto magnífico! Pela quantidade de cerveja que leva a receita quase que lhe podíamos chamar de Bolo "mine" ;). Beijitos de Cascais.

    ResponderEliminar
  35. Eu ainda não conhecia um bolo feito com cerveja. Foi uma novidade. Parece que fica muito bom!
    O seu cenário é real ou virtual? Muito lindo!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  36. ♥ Cláudia o meu cenário é bem real :)

    Obrigada a todos ♥

    ResponderEliminar
  37. Olá,

    Que bolo lindo e parece bem fofinho, adorei!!!

    Tenha um dia abençoado por Deus!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderEliminar
  38. Está divinal e delicioso. Estes bolinhos simples saem sempre bem ;)
    A cerveja torna-o fofinho certo?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  39. Adorei não só esse bolo mas tudo por naqui já estou te seguindo!!
    beijos e parabéns por este canto lindo!

    ResponderEliminar
  40. Eu já fiz esse bolo da teleculinária e lembro-me que gostei imenso ,mas não o faço há séculos :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  41. Olá Samma
    Nunca fiz bolo de cerveja, o aspecto do teu convence.....
    Bom fim de semana!

    PS-Até hoje interroguei-me porque não tiravas fotos na rua ou à janela ;)
    Gostei!

    ResponderEliminar
  42. ando fã da tua mesa!
    Hoje fiz o bolo de carveja para o lanche e foi um sucesso. Até o sogro, que não liga muito a bolos, pediu para lhe cortar OUTRA fatia!

    ResponderEliminar
  43. Lindo, lindo.
    A receita que tenho, que costumo fazer e que já publiquei, foi-me dada por uma amiga, é muito semelhante à tua, tem apenas mais 2 ovos e mais 100ml de cerveja, fica uma massa mais rala.
    Vou experimentar as tuas quantidades.
    Que bela fatia!

    ResponderEliminar
  44. Nunca experimentei, mas parece delicoso, fofinho e com uma cor linda!
    Bjs e bom sábado!
    Madalena

    ResponderEliminar
  45. Olá;
    Eu amei a sua receita e muito original.
    O aspecto está de um bolo fofinho e delicioso.
    Vou testar a sua receita.
    Meus sentimentos pelo falecimento do querido SARAMAGO!
    Beijo!

    Maria Puala-BRASIL-

    ResponderEliminar
  46. ♥ Obrigada Maria paula... sem dúvida uma grande perda :( ♥

    ResponderEliminar
  47. Samma deve ser fantástico esse bolo e parece ser super fofinho!
    O título do bolo e a curiosidade de ter usado cerveja leva-me a fazer este bolo o quanto antes....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  48. Olá,Samma!
    Ficou com um aspecto sensacional esse bolo
    ...super guloso.!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  49. Tomo nota de que la buena utilización Perdona El traductor Pero ando Deprisa , carina un beso .

    ResponderEliminar
  50. Bem...
    Estamos sempre aprender...
    Este bolo tem um delicioso aspecto...
    Já sei quem vou surpreender...
    Obrigado pela partilha...
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  51. Que belo bolo! Ando há uns tempos para fazer um bolo de Guiness da Nigella L. mas acho que vou experimentar este primeiro!
    Bj

    ResponderEliminar
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  53. Já fiz! Ficou espectacular! Obrigada! Bjs

    ResponderEliminar
  54. Este também está 5 estrelas! O que eu andei a perder... à sombra de um chaparro comia umas quantas fatias!
    =)

    ResponderEliminar
  55. nunca tinha ouvdo falar em bolo com cerveja,detesto cerveja,mas vou exprimentar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Senta-te à mesa...

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Iogurte e Maizena

Pescada Gratinada com Legumes

Bolo de Laranja $