Mensagens

A mostrar mensagens de Abril, 2010

Esparguete com Camarão e Alho

Imagem
Esparguete com sabor a Alentejo...
350 g de Esparguete 6 colheres de sopa de Azeite 4 dentes de Alho picados 2 colheres de sopa de Coentros picados 250 g de miolo de Camarão cru
Cozer o esparguete de acordo com as instruções da embalagem.
Entretanto, num tacho deitar o azeite, os alhos e os coentros e, deixar fritar um pouco, tendo o cuidado de não deixar fritar o alho em demasia se não amarga a comida.
Juntar os camarões e deixar cozinhar cerca de 7 minutos.
Escorrer a água do esparguete e juntar ao preparado dos camarões, envolvendo bem, em lume brando.
Assim que estiver envolvido a seu gosto, empratar e servir imediatamente.

Imprimir receita

Tarte de Amêndoa II

Imagem
Desconfio que a minha tarte preferida é a tarte de amêndoa, seja onde for que eu vá e a marota esteja presente, eu vou provar de certeza. As que eu gosto têm pouco bolo, claro :) e muita amêndoa e, vou experimentando diversas receitas até encontrar a perfeita. Esta foi adaptada da Tele-Culinária e é muito boa, tem pouco bolo...
Base:
200 g de Farinha
100 g de Margarina 100 g de Açúcar 1 Ovo 5 colheres de sopa de Leite 1 pitada de sal 1 colher de chá de Fermento
Aparelho: 150 g Açúcar 150 g de Margarina 200 g de Amêndoa laminada
Misturar todos os ingredientes da base, mas sem bater muito, fica uma massa espessa .
Com a ajuda de uma espátula ou faca, deitar a massa numa forma de tarteira (28 cm) previamente untada com margarina e, alisar bem, reservar.
Num tacho (de preferência anti-aderente) deitar todos os ingredientes do aparelho e, levar a lume moderado até obter uma cor amarelada , mas sem deixar queimar as amêndoas.
Deitar sobre a massa que está na tarteira e, levar a forno pré-aquecido a 180º d…

Bolachas 3, 2, 1

Imagem
Estas bolachinhas são para os poucos gulosos, que obviamente não é o meu caso, eu sou doce em todos os aspectos da minha vida... Resisti à tentação de as envolver em açúcar pois, os meus peques não gostam de bolachas com açúcar por cima...e fazem bem em não gostar que aquilo atrapalha..
300 g de Farinha 200 g de Manteiga sem sal 100 g de Açúcar
Colocar todos os ingredientes no copo da bimby ou, numa liquidificadora ou, robot de cozinha.
Marcar 20 segundos, na velocidade 5, até tudo estar ligado .
Formar bolinhas , e colocar em tabuleiros cobertos de papel vegetal, espaçadas umas das outras.
Com um garfo, esborrachar um pouco a bolinha.
Levar a forno pré-aquecido a 180º, cerca de 15 minutos.
Deixar arrefecer num tabuleiro de rede antes de as guardar.
Rende cerca de 30 bolachas.
Nota: Esta receita foi adaptada desta , e o blog é sem dúvida um dos meus favoritos. Podem obviamente aumentar a quantidade de açúcar, caso o desejem. Se gostaram da lata onde guardo as bolachas, ela foi adquirida aqui , …

Lulinhas com Cerveja

Imagem
Que boas para molhar o pão...
1 Cebola grande 2 dentes de Alho 60 g de Azeite 1 folha de Louro 800 g de Lulas limpas 1 colher de sobremesa de Farinha 1 colher de sobremesa de Mostarda 1 colher de chá de Açúcar Amarelo 150 ml de Cerveja branca Sal e Pimenta q.b 1 colher de sobremesa de Coentros picados
No copo da bimby, colocar a cebola partida, os alhos, o azeite e a folha de louro, e marcar 12 minutos, temperatura 100º, velocidade 1.
Findo o tempo tirar a folha de louro e triturar tudo durante 30 segundos na velocidade 7.
Descer os restos das paredes do copo e, juntar as lulas (que devem estar completamente descongeladas) e, marcar 10 minutos, temperatura 100º, velocidade colher inversa.
Entretanto dissolver a farinha, com a mostarda, o açúcar, a cerveja e, reservar.
Passados os 10 minutos adicionar a mistura da cerveja, temperar de sal e pimenta e, marcar mais 30 minutos, temperatura 100º, velocidade colher inversa.
Cerca de 5 minutos antes do tempo acabar, deitar os coentros pelo bucal.
Servir imed…

Bacalhau Espiritual

Imagem
A minha sugestão para quem pratica o jejum da Quaresma vai para o Bacalhau Espiritual e o nome aplica-se bem à época, pelo menos em teoria. Para mim tudo o que seja desculpa para ter a minha família toda reunida é sempre bem recebida, o amor à minha família é a minha verdadeira e única religião.
500 g de Bacalhau em postas ou lascas 200 g de Pão 250 ml de Leite 1 Cebola grande 2 dentes de Alho 70 g de Azeite 1 folha de Louro 200 g de Cenoura ralada 500 ml de Molho Bechamel Pão ralado q.b
Colocar o pão de molho em leite.
Cozer o bacalhau e lascar.
No copo da bimby, colocar a cebola, os alhos, o azeite e a folha de louro e marcar 15 minutos, temperatura 100º, velocidade colher.
Findo o tempo podem triturar tudo excepto a folha de louro ou, podem deixar assim caso já tenham a cebola partida em rodelas ou, em pedacinhos.
Adicionar a cebola e programar mais 10 minutos, temperatura 100º, velocidade colher inversa.
Juntar o bacalhau e o pão escorrido do leite e programar mais 10 minutos, temperatura 100º, …